responsabilidade-social-saúde-unisanta

A ênfase atribuída à responsabilidade social da Universidade Santa Cecília se materializa no impressionante número de atendimentos realizados gratuitamente. Em 2023, as atividades promovidas pela Unisanta somaram mais de 2 milhões de atendimentos.

Por meio de clínicas, escritórios de engenharia e arquitetura, atendimento nas áreas jurídicas, na comunicação, ginásios esportivos e atividades culturais, a Unisanta possui diversas atividades em prol da comunidade que já fazem parte do DNA da instituição.

Além disso, a universidade é certificada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Entidades de Ensino Superior (ABMES) com o Selo Instituição Socialmente Responsável, o que atesta o comprometimento da Universidade com a busca de soluções que reduzam problemas sociais e ambientais.

Confira as ações realizadas: 

Feira de Saúde da Unisanta

O evento reúne anualmente os cursos de Fisioterapia, Educação Física, Biomedicina, Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Psicologia e Nutrição da Unisanta e tem como objetivo oferecer serviços diversos gratuitos para a comunidade.

Conta ainda com a participação de diretores, docentes e apoiadores que também aproveitam a oportunidade para colocar a saúde em dia. 

São oferecidos serviços como aferição de pressão arterial, exames de glicemia, preventivo odontológico, índice de avaliação de massa corpórea, tipagem sanguínea, roda de conversa sobre saúde mental, orientação nutricional para pais, entre outros procedimentos, além de dança e alongamento.

Leia mais sobre: 4.ª Feira de Saúde da Unisanta realiza mais de 3 mil atendimentos

Trote Solidário

Os calouros e veteranos da Universidade Santa Cecília participam anualmente do tradicional Trote Solidário da Unisanta. Durante esse evento, são realizadas ações sociais que beneficiam diferentes causas, contribuindo para a formação dos estudantes como futuros profissionais e principalmente como cidadãos. 

Isso inclui a doação de sangue para o Hemonúcleo de Santos e de cabelo em prol do Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama.

Leia mais sobre: Unisanta realiza Trote Solidário com doação de cabelo e de sangue

Centro de Reabilitação e Estimulação do Neurodesenvolvimento (Cren), batizado como Clínica-Escola do Autista

O centro atua nas áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Assistência Social, Intervenção Pedagógica (Psicopedagogia, Educação Física, Odontologia e Psiquiatria).

É fruto da reivindicação de familiares de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). De acordo com eles, faz-se necessária a assistência especializada e atualizada para o tratamento de pessoas com TEA.

Núcleo de Tecnologia Assistiva (NTA) 

Praticamente todos os cursos da Unisanta estão ligados ao NTA, com destaque para a Fisioterapia, a Odontologia e as Engenharias. 

O NTA tem como objetivo reduzir os problemas sociais e ambientais através de equipamentos que a Universidade vem produzindo há muitos anos, requisitados por paratletas e instituições que acolhem pessoas com dificuldades e incapacidades funcionais. Apoio do CNPq

  • Fisioterapia

1.º Ambulatório de Fisioterapia e Recuperação Funcional de Hemofílicos do litoral paulista, em parceria com o Rotary Club de Santos – Porto e a Fundação Rotária Internacional. 

O Ambulatório de Recuperação Pós-Covid-19, projeto pioneiro na região em instituições particulares, envolveu alunos de Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Educação Física. 

Atualmente, os atendimentos foram ampliados e fazem parte do Ambulatório de Fisioterapia para Recuperação Pneumofuncional, que realiza ainda atendimento fisioterapêutico ambulatorial para pacientes com doenças crônicas: doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC); asma; rinite crônica. 

Clínica de Fisioterapia

A clínica de Fisioterapia da Unisanta é uma estrutura moderna e bem equipada para atender pacientes e dar treinamento prático aos alunos do curso. O atendimento à comunidade realizado por equipes especializadas, é referência regional e desenvolve importante papel na assistência à comunidade.

Ambulatório de Saúde da Mulher – Clínica de Fisioterapia 

saude-da-mulher-fisioterapia-unisanta (3)

Realiza a preparação das gestantes para o parto, nas disfunções miccionais na infância, nas complicações do câncer de mama, nas disfunções miccionais na mulher adulta, nas disfunções sexuais femininas, nas mulheres com dor pélvica crônica, para as mulheres com fibromialgia e para as mulheres com disfunções coloproctológicas.

 

Ambulatório de Fisioterapia Dermatofuncional para Feridas e Queimaduras da Clínica de Fisioterapia 

Voltado para pacientes com queimaduras, hanseníase, dermatoses, psoríase, vitiligo, piodermites, acne, cicatrizes, úlceras cutâneas, obesidade, adiposidade localizada, etc.

Ambulatório de Fisioterapia Respiratória em Pediatria da Clínica de Fisioterapia 

São realizados atendimentos fisioterapêuticos ambulatoriais respiratórios para paciente infantil com doença neuromuscular, Síndrome de Down e Paralisia Cerebral.

Acordo com INSS para tratamento de pacientes amputados: mais de 15 anos de parceria. 

Cooperação Técnica com o setor de Fisioterapia para atendimento e tratamento dos segurados em Programa de Reabilitação Profissional. O programa é realizado pelo INSS que faz readaptação profissional aos segurados incapacitados parcial ou totalmente para o trabalho. 

  • Odontologia

Clínica de Odontologia com atendimento à comunidade 

A Clínica de Odontologia da Unisanta possui oitenta boxes individuais que permitem aos acadêmicos, supervisionados por professores, reproduzir todas as operações de um consultório. São atendidas aproximadamente 250 pessoas por dia, entre crianças e adultos. 

  • Áreas de atendimento: Odontopediatria – crianças; Prótese – total, unitária, fixa e removível; Dentística – restauração dos dentes; Endodontia – tratamento de canal; Periodontia – tratamento da gengiva; Cirurgia – extrações; Estomatologia – diagnóstico de doenças da cavidade bucal (prevenção de câncer), biópsia; Ortodontia preventiva – colocação de aparelho.

A Unidade Móvel tipo Trailer

Especialmente adaptada, leva professores e alunos para atendimento gratuito nos bairros, em exames preventivos de câncer bucal e outros serviços odontológicos fundamentais, como orientação sobre escovação, em parceria com o Rotary Club Santos-Porto;

  • Educação Física

Projeto Capoeira para Todos

Considerado como referência de inclusão social na Baixada Santista, atende inclusive crianças e jovens da Associação dos Portadores de Paralisia Cerebral. 

  • Psicologia

Ambulatório Clínico de Psicologia 

Atende os sofrimentos contemporâneos de crianças, adolescentes e adultos da comunidade da Baixada Santista; estágio supervisionado na Clínica Escola do Autista de Santos (primeira clínica 100% SUS do Brasil). 

Grupo de Apoio dedicado a cuidadores e familiares de pessoas no espectro autista (TEA)

Fornece um ambiente acolhedor e solidário, onde cuidadores e familiares de autistas possam se conectar, aprender uns com os outros e compartilhar seus desafios e sucessos. Temas discutidos: autoestima; autocuidado; o papel das relações de afeto e da rede de apoio. 

Programa de Orientação para a Carreira: totalmente gratuito

Voltado para alunos da 3.ª série do ensino médio, tem como objetivo tirar dúvidas em relação às profissões, para autoconhecimento e para uma escolha mais consciente.

  • Biomedicina

Testes gratuitos de tipagem sanguínea no Laboratório B8 e em diversos eventos da Região.

Além disso, foram entregues alimentos e chocolates, na Casa Vó Benedita, aos idosos do Lar Evangélico e no Numaa – Núcleo Ana Lúcia, instituição que cuida de crianças com algum tipo de deficiência ou transtorno. As doações foram arrecadadas na sede do Diretório de Biomedicina.

  • Farmácia

Farmácia Universitária

A primeira da Baixada Santista, oferece gratuitamente serviços farmacêuticos objetivando melhora da saúde da população. Entre os serviços oferecidos estão: aferição de pressão arterial, glicemia, avaliação de peso, altura e IMC, orientação quanto ao uso racional de medicamentos, campanhas e palestras de orientação medicamentosa.

Conheça também:

Convênios 
Parcerias