A 4.ª Feira de Saúde da Unisanta proporcionou mais de 3 mil atendimentos, oferecendo aos moradores da região a oportunidade de participar de iniciativas específicas para a promoção do bem-estar e a prevenção de doenças. O evento aconteceu no último sábado (7), na Praça das Bandeiras, no Gonzaga, em Santos.

O evento mobilizou os cursos das seguintes áreas da Unisanta: Fisioterapia, Educação Física, Biomedicina, Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Psicologia e Nutrição. Entre as ações promovidas na Feira estavam avaliação postural, orientação sobre câncer de mama, com a liga de uroginecologia da Unisanta, orientação sobre incontinência urinária, alongamento, tipagem sanguínea, aferição de pressão, verificação de glicemia, roda de conversa sobre saúde mental, orientação nutricional e vários outras.

A diretora da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Dra. Caroline Simões Teixeira Perrella, exaltou a feira e destacou a possibilidade de atender um grande número de pessoas de forma gratuita.

“Um dia especial, a 4.ª Feira de Saúde da Unisanta, que contou com os nossos oito cursos de saúde aqui na Praça das Bandeiras, realizando serviços gratuitos. Estamos, mais uma vez, reafirmando o compromisso da universidade com a população. Hoje nós, nas nossas clínicas, realizamos mais de 1 milhão de atendimentos gratuitos para a comunidade, para nossos alunos, professores, e a vantagem é a gente conseguir trazer isso para a rua. Um benefício para o nosso aluno é estar em contato com a população, por meio de uma atividade diferente. É uma formação diferenciada. O aluno poder passar por tudo que eles estão passando aqui e também quem ganha com certeza é o cidadão santista que está aqui. É um dia tão cheio de gente que nós ficamos felizes de ver o significado que a Unisanta tem para a qualidade de vida de toda nossa população”, afirma.

O secretário de Saúde de Santos, Adriano Catapreta, esteve presente no evento e ressaltou a importância da Feira de Saúde para a comunidade.

“É muito importante. A gente quer cada dia mais levar a saúde até a população. A Unisanta é uma grande parceira nossa e a gente quer estreitar essa relação cada dia mais com a Unisanta e com todas as universidades. A universidade traz qualidade ao atendimento e faz esse evento lindo aqui para nós, chamando a população para realmente fazer a prevenção” afirma.

A presidente da Unisanta, Lúcia Teixeira, fez questão de lembrar que a Unisanta presta serviços para a comunidade desde o seu início e reforça ainda que é importante continuar o tratamento, caso seja detectado algo incomum.

“A Unisanta nasce prestando serviço para a comunidade. Nossa escola já está prestando serviço para a comunidade e assim mesmo em todos os nossos cursos. Um diferencial da nossa formação aos alunos, o envolvimento deles, não apenas melhorar para si mesmo a produção que eles aprendem com o serviço, mas também servir à comunidade, à sociedade. E nós, desde o início, sempre fizemos feiras de arte, feiras de saúde e outras feiras para estar em contato com a comunidade e prestar estes serviços tão diferenciados. E a extensão é eles irem à Unisanta, onde terá continuidade a certos serviços”, explica.

A coordenadora do curso de Odontologia, Dra. Rosângela Aló Maluza Florez, contou como o trailer de atendimento foi reestruturado para essa edição, uma vez que está ativo há mais de 15 anos, e trouxe uma nova proposta, agora fazendo o preventivo de câncer bucal e até mesmo preventivo de escovação também para as crianças que, passando pela orientação de higiene bucal, ganhavam um kit com escova de dente, pasta de dente, do Dr. Dentuço da Colgate.

“É importante ter esse tipo de atendimento para a comunidade, então é a Unisanta fazendo a diferença na vida dos munícipes, sendo assim bem importante para as crianças e para os nossos alunos colocarem em prática o aprendizado da sala de aula”, ressalta.

O estudante do sexto semestre de Biomedicina e presidente do Diretório Acadêmico de Biomedicina, Pablo Pereira de Freitas, destacou a importância do curso, justamente para promover a saúde, como a tipagem sanguínea, uma informação muito importante tanto no quesito de doação de sangue quanto na importância de você saber seu tipo sanguíneo, todo cidadão deveria na verdade saber.

“Para os alunos estarem aqui é bom que eles já pegam mão, porque isso é uma das atividades que a gente faz, que os biomédicos fazem no laboratório, principalmente no setor de hematologia, e ter uma experiência com o atendimento ao público”

Sabrina Castro, de 17 anos, passou pelos atendimentos dos cursos e comentou como foi uma experiência legal, ficou impressionada com a quantidade vasta de cursos e os serviços disponíveis na Feira. “É muito importante esse trabalho da faculdade. No meio de tantas desinformações, ter algo dessa visibilidade pode atrair muito jovens a querer saber mais”.

A Feira de Saúde é uma realização da Unisanta com apoio da Prefeitura de Santos.

Patrocinadores: Pfizer, GTech, InService, Grupo GPS, Grupo Salus, EMS, Cellula Mater, Leven, Lima Supermercados, Nova Vitalmed, Sabesp, Amo Vacinas, Sorridents e Sisprime.