Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8/03), o curso de Educação Física da Universidade Santa Cecília (Fefesp-Unisanta) realizou, nesta quarta, palestra com o idealizador e gestor do Projeto Kaora, Fábio Paiva, e com a neuropsicóloga clínica e coordenadora do Projeto Kaora, Christiane Valentini.

Na oportunidade, os alunos puderam conhecer o Kaora, programa de reabilitação de mulheres com câncer de mama através da canoagem, atividades físicas e artísticas, onde realizarão estágios e trabalhos científicos. O projeto atende quase 100 mulheres da Baixada Santista em fase ativa (tratamento) ou remissão da doença. É um projeto gratuito, subsidiado por emenda parlamentar.

“Começamos com o projeto em 2016. A ideia era levar as mulheres para praticar a canoa havaiana, sentir esse lifestyle e ter contato com a natureza. Identificamos que isso faria bem a elas, que são mulheres inspiradoras, fortes, guerreiras e que nos ensinam cada vez mais. Pensei em registrar isso de um lado científico, e nada melhor do que o Santa Cecília para firmar essa parceria, fazer esse estudo e ir em busca de uma publicação de todos os benefícios que temos sentido”, afirma Paiva, que é multicampeão mundial de canoagem e ex-aluno do Colégio Santa Cecília.

Para o professor Nicolau Teixeira Ramos, coordenador da Fefesp, parcerias como essa são muito importantes para a formação dos alunos. “Além do estágio, os estudantes realizarão coleta de dados com as mulheres participantes do projeto. Essa parceria é fundamental para a formação dos alunos. Eles estão aprendendo a fazer pesquisas e daí sairão trabalhos que poderão ser apresentados em congressos científicos”, explica o coordenador.

Introdutor da canoa havaiana no Brasil, Paiva salienta a necessidade de mostrar aos alunos mais um nicho de trabalho. “Tentar despertar o profissional da Educação Física para o esporte em si. A canoagem está crescendo mais do que conseguimos capacitar instrutores, então essa é uma iniciativa para que esses formandos entrem nesse campo mais restrito e que está tendo necessidade de formar instrutores na área da Educação Física. A canoa havaiana é uma ferramenta de integração e transforma vidas, desde criança até a terceira idade”.

Alexandre Galvão, professor do curso de Educação Física e responsável pelo Laboratório de Fisiologia do Exercício e Saúde (Lafes), comenta que a relação entre o projeto Kaora e o laboratório surgiu no ano passado quando foi procurado pelo grupo pela necessidade de pesquisadores para desenvolver trabalhos científicos para comprovar a melhora dessas pacientes pós-câncer de mama na sua qualidade de vida, comprovando o efeito positivo das atividades. Ele se reuniu com responsáveis do projeto para tentar estratégias para levar o programa adiante.

“Oferecemos o programa de condicionamento físico com prescrição individualizada, acompanhamento psicológico e nutrição, com teor interdisciplinar atrelado a um programa de estágio” e completa: “Este ano serão 37 mulheres que irão fazer esse acompanhamento, levando uma assistência e revisão de exercícios corretas aliada a outras áreas, demonstrando a importância do tratamento, mudança do estilo de vida e na melhora física, mental e social das pacientes através da publicação de artigos que garantiam que os meios acadêmicos vivenciem essa experiência”.