O curso de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília e a Caixa de Assistência ao Servidor Público Municipal de Santos – Capep-Saúde firmaram, nesta sexta (11/08), Acordo Técnico para o atendimento de prevenção em saúde dos mutuários idosos da entidade. O objetivo é oferecer atividades e ações de promoção da saúde com o foco em prevenção de quedas e o estímulo a uma vida mais ativa e funcional para a população idosa.

De acordo com a diretora da Faculdade de Ciências da Saúde da Unisanta, Dra. Caroline Simões Teixeira Perrella, os professores e alunos da instituição já realizam o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. A partir de agora, acontecerá o inverso, eles serão tratados na Clínica de Fisioterapia da Unisanta.  

“Os pacientes da rede virão para a nossa Clínica e serão atendidos pelos nossos alunos e professores com muita qualidade e a mais alta tecnologia. Assim, a Unisanta consegue contribuir, mais uma vez, com a nossa cidade. São pacientes geriátricos, mais idosos, que precisam de fortalecimento e melhorar sua qualidade de vida para conseguir fazer suas atividades diárias de uma forma mais independente. Só tenho a gradecer a parceria pela continuidade desse bonito trabalho”, destaca a diretora.

A presidente da Capep-Saúde, Gilvania Karla Nunes Beltrão Alvares, esteve presente no encontro e reforçou a importância dessa cooperação entre as instituições. “É o início de várias atividades que podem ser implementadas na busca da prevenção da saúde. Vamos começar com os idosos na Fisioterapia, mas já temos perspectivas, inclusive, de entrar com a questão psicológica também. É com muita alegria que viemos assinar essa parceria, esperando bons resultados”, afirma. 

Atendimentos – Segundo o coordenador do curso de Fisioterapia da Unisanta, Prof. José Luiz Portolez, o trabalho integra um projeto de extensão da disciplina de Atenção Básica à Saúde, desenvolvido pelos estudantes dos 2.os anos, com orientação da professora Sheila Borges, que ministra a disciplina de Atenção Básica da Saúde e Fisioterapia Geriátrica. 

Os alunos de Fisioterapia da Unisanta realizarão orientações preventivas, atividades psicomotoras, incluindo alongamento, aquecimento, exercícios de consciência corporal e equilíbrio, noção de tempo e espaço, coordenação motora global e fina, bem como relaxamento aos idoso da entidade, a partir de 60 anos. 

As atividades serão desenvolvidas de forma lúdica, com estímulo motor, psíquico e social para que todos possam participar dos exercícios propostos. Os pacientes passarão por triagem e serão encaminhados à Clínica pela Capep.

“Estamos trazendo esse projeto para dentro da Universidade, com mais alunos trabalhando e oferecendo ainda mais para a população com um grupo maior de pacientes que poderão ser atendidos. É um projeto que visa, basicamente, o trabalho preventivo para evitar quedas, a cognição e a melhora da saúde de modo geral. Os alunos trabalharão com o perfil do paciente geriátrico, que é mais idoso e muitas vezes tem debilidade muscular, o que pode facilitar a queda e trazer uma série de consequências a médio e longo prazo”, ressalta o coordenador. 

Também estiveram presentes, na assinatura do Acordo Técnico, a reitora e a presidente da Unisanta, a Profa. Dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado e a Profa. Dra. Lúcia Maria Teixeira, respectivamente, o presidente do Conselho de Administração, Dr. Marcelo Teixeira, o assessor da presidência, Lucas Teixeira Furlani, e o docente Hermes Toros Xavier.

Pela Capep-Saúde, participaram do evento a chefe do departamento Administrativo e Financeiro, Tatiana Ribeiro, o chefe do Departamento de Assistência à Saúde e Auditoria, Cristian Mark Weiser, e a psicóloga Taís Viana Franco.