Ao considerar uma formação na área de Tecnologia da Informação, você pode se deparar com a escolha entre um curso de tecnólogo ou um bacharelado. Embora ambos ofereçam oportunidades de aprendizado e crescimento, o tecnólogo pode ser valorizado pela sua formação prática e pela rápida inserção no mercado de trabalho.

Os cursos de tecnólogo são aqueles focados em uma formação mais específica e prática, preparando os alunos para atuar de forma competente em áreas específicas do mercado de trabalho.

No caso do tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o curso oferece uma formação direcionada às demandas do mercado de TI. Os alunos têm a oportunidade de se aprofundar em áreas como programação, análise de sistemas, bancos de dados e desenvolvimento de software.

Essa abordagem prática e específica permite que os graduados ingressem rapidamente no mercado de trabalho com habilidades especializadas em análise e desenvolvimento de sistemas.

O profissional da área fica responsável por desenvolver projetos de software e sistemas para empresas de diferentes segmentos. Entre suas atividades, destacam-se a análise dos requisitos do sistema, o desenvolvimento de códigos e rotinas, o teste e a implementação de sistemas e a manutenção de soluções tecnológicas para garantir o correto funcionamento das aplicações e sistemas.

O mercado de trabalho é bastante amplo e diversificado, com oportunidades em empresas de tecnologia em geral, consultorias e prestadoras de serviços em TI. As informações, de acordo com pesquisa do salario.com.br, evidencia que a faixa salarial do profissional varia entre R$ 6.229,50, como salário médio, e um teto salarial de R$ 15.788,37 no país.