Aqueles que trabalham na área do Direito podem desempenhar uma variedade de cargos, como advogado, juiz, promotor de justiça ou defensor público, entre outros, dependendo de seu campo de especialização.

As responsabilidades incluem avaliar provas, propor ou contestar ações judiciais, investigar crimes, promover a justiça e defender os direitos dos cidadãos, além de orientar e defender os interesses de seus clientes.

Nas áreas de atuação, caso deseje atuar como advogado, é necessário ser aprovado no Exame de Ordem da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Já para trabalhar de defensor público como procurador municipal, estadual ou federal, precisa ser aprovado em um concurso público.

Pode ainda trabalhar em assessoria e consultoria jurídica de empresas públicas e privadas, além de atuar na área acadêmica, como professor universitário, com pós-graduação, no mínimo, lato sensu.

Segundo o site Quero Bolsa, o salário médio, no país, para advogados é de R$ 4.537,62. As maiores contratações estão localizadas no Distrito Federal, onde o maior salário médio chega a R$ 5.973,46 e a remuneração por especialidade, por exemplo, advogado do Direito do Trabalho, atinge a faixa de R$ 11.023,82.

O profissional é essencial porque o seu trabalho garante a aplicação justa das leis e defende os direitos dos cidadãos, promovendo a justiça ao resolver conflitos e colisões que ocorrem na sociedade moderna.

Confira outras remunerações por especialidade:

Advogado (Direito Penal): média de R$ 9.972,78

Advogado (Áreas Especiais): média de R$ 9.542,59

Advogado (Direito Público): média de R$ 9.001,79

Advogado (Direito Civil): média de R$ 8.470,39

Advogado de Empresa: média de R$ 8.304,33

E se você gosta de séries sobre direito e quer entender mais sobre a profissão, existem várias opções fascinantes para ver. “How to Get Away with Murder” é uma série aclamada que narra a vida de Annalise Keating, uma professora de direito e um grupo de seus ambiciosos alunos examinam os aspectos criminais e éticos do sistema judiciário. Outras indicações são “Suits”, “Law & Order”, “Better Call Saul” e “The Practice”.