curso de fármacia

O curso de Farmácia proporciona uma abordagem abrangente, englobando o ensino desde a compreensão de como os medicamentos são produzidos, formulados e comercializados. Além disso, explora de que maneira esses fármacos interagem com o corpo humano, destacando sua aplicabilidade no tratamento e prevenção de diversas doenças.

Além disso, os estudantes adquirem entendimento acerca das leis e regulamentações pertinentes à comercialização de medicamentos, ao passo que exploram os princípios de biologia, química, física e ciências biológicas associados à utilização desses fármacos.

Profissionais formado nesse campo fornecem orientação aos pacientes sobre os medicamentos prescritos, avaliando a segurança e eficácia dos fármacos, e, além de supervisionar os processos de produção.

Com isso, a graduação instruirá os alunos a se tornarem profissionais responsáveis e bem informados, aptos a trabalhar em consultórios médicos, hospitais e farmácias para tratar e prevenir doenças, incluindo também a criação de novos produtos farmacêuticos e pesquisa científica.

Como é a faculdade de Farmácia?

O curso de Farmácia fundamenta-se no desenvolvimento de conhecimentos e habilidades em disciplinas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Elas abrangem desde ética e bioética, Ciências Exatas, até Ciências Biológicas e Ciências da Saúde, sendo que 50% dos conteúdos das disciplinas são dedicados às Ciências Farmacêuticas.

Desde o 1.º semestre, conta com enfoque em aulas práticas e na Unisanta os alunos põem suas habilidades à prova com amplo complexo de laboratórios especializados de Cosmetologia, Homeopatia, Toxicologia, Química, Microscopia e Anatomia.

Quanto tempo dura a faculdade de Farmácia?

Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecidas pelo MEC, o curso de Farmácia se divide em três grandes eixos, com 4.000 horas e uma duração mínima de quatro anos, contabilizando 8 semestres:

• Cuidado em Saúde (50% do conteúdo total);
  • Tecnologia e Inovação em Saúde (40% do conteúdo total);
  • Gestão em Saúde (10% do conteúdo total).

O estágio curricular supervisionado também é uma exigência, compreendendo, no mínimo, 20% da carga horária total do curso.

Qual a grade curricular de Farmácia?

A grade curricular abrange as disciplinas que compõem o percurso acadêmico do estudante durante o programa. Na graduação em Farmácia, alguns exemplos incluem Fisiologia Aplicada, Farmacocinética Clínica, Farmácia Hospitalar, Manipulação de Medicamentos Aplicados à Clínica Farmacêutica, Cosmetologia Clínica, entre outras.

Aqui você pode conferir a grade curricular completa do curso de Farmácia na Unisanta.

O que se aprende no curso de Farmácia?

Durante o curso de Farmácia, os alunos imergem em conhecimentos sobre o uso racional de medicamentos, abrangendo as bases de farmacologia, farmacocinética e farmacodinâmica. A graduação também explora ciências fundamentais, como química orgânica, química inorgânica, bioquímica e fisiologia.

Os alunos aprendem a manipular medicamentos, incluindo a preparação e o armazenamento, e a compreender as características e usos dos medicamentos.  Outro aspecto significativo do curso é o desenvolvimento de habilidades de interação com o paciente, capacitando os alunos a oferecer orientações sobre o uso de medicamentos e fornecer informações claras sobre os produtos.

Um diferencial para o graduado interessado em atuar nos laboratórios de análises clínicas ou no setor de perícia criminal, o curso abrange a realização de procedimentos de coleta, identificação e emissão de laudos.

Os convênios com farmácias do setor público e privado, hospitais, prefeituras e empresas relacionadas aos serviços de saúde junto à Unisanta possibilitam também ao aluno aplicar na prática os ensinamentos adquiridos em sala de aula.

Quais oportunidades são oferecidas durante o curso de Farmácia?

O curso possui projetos de Iniciação Científica vinculados aos programas de mestrado da Universidade. Desta forma, os alunos têm a oportunidade de participar dos projetos com descontos na mensalidade e bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Qual a remuneração do Profissional de Farmácia?

O campo de atuação do farmacêutico é vasto, incluindo drogarias, farmácias de manipulação e de homeopatia, hospitais, Vigilância Sanitária, entre outros setores.

Quando se trata de remuneração, os dados coletados pelo site Quero Bolsa revelam que a faixa salarial de um farmacêutico pode variar consideravelmente, entre R$ 10.400 e R$ 4.500. Essa amplitude é impactada pelo tempo de atuação profissional e pela área específica de atuação.

Aqui estão algumas faixas salariais por diferentes especialidades na área farmacêutica:

• Farmacêutico Toxicologista: R$ 10.402,24
  • Farmacêutico Industrial: R$ 8.242,57
  • Farmacêutico em Saúde Pública: R$ 7.423,24
  • Farmacêutico Hospitalar e Clínico: R$ 5.428,45
  • Farmacêutico de Alimentos: R$ 4.749,30

A média salarial geral para um farmacêutico no Brasil é de R$ 1.985,16. Os estados como RJ, SP e PA oferecem os melhores salários para essa profissão.

Além da formação acadêmica, é essencial que o farmacêutico se filie ao Conselho Regional de Farmácia (CRF). O CRF desempenha um papel crucial na regulação e fiscalização da prática farmacêutica, estabelecendo regulamentos que atendam às necessidades dos profissionais e monitorando suas atividades.

Em âmbito nacional, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) representa a categoria e promovendo congressos. Essa afiliação é uma etapa fundamental para o profissional se manter atualizado e alinhado com as práticas e regulamentos vigentes.