Unisanta realiza Trote Solidário com doação de cabelo e de sangue

111

Os calouros e veteranos da Universidade Santa Cecília participaram, neste 1.º semestre de 2024, do tradicional Trote Solidário da Unisanta, no qual são feitas ações sociais que beneficiam diferentes causas e contribuem para a formação dos estudantes como futuros profissionais e principalmente como cidadãos.

A reitora da Unisanta, Dra. Sílvia Teixeira Penteado, ressaltou a importância do evento para os novos alunos. “É muito importante, eles estão começando uma etapa na vida universitária em que normalmente há muitas provas, de conhecimento, de novas amizades, iniciação à pesquisa da vida profissional, e tudo isso traz, além do conhecimento, atitudes que eles mesmos exigirão como cidadãos”.

“É um momento de muita alegria. Que essa conscientização possa cada vez mais fomentar novas iniciativas de práticas saudáveis. Por isso, somente agradecer a todos os nossos parceiros em mais um ano que demos as mãos para que esse movimento solidário possa acontecer. Parabéns aos calouros”, completou Dra. Sílvia.

Doação de Cabelo

A campanha de doação de cabelo ocorreu nos dias 19 e 20 de fevereiro, em prol do Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, tendo o apoio do Leandro Azevedo Studio, com os cortes de cabelo, e da Beth’s Cosméticos em parceria com a Vizzela, oferecendo skincare como forma de agradecimento aos doadores. A ação também foi aberta à comunidade, que pôde cortar o cabelo no local ou trazer já cortado.

O estudante do 1.º semestre do curso de Biologia, Pedro Bistene, foi o primeiro a doar seu cabelo. Ele descobriu a ação pelo Instagram da Universidade e decidiu participar. “Eu deixei o cabelo crescer já faz uns dois anos e estava querendo doar, então vi a oportunidade e aproveitei. Se você tem cabelo curto, deixa crescer e doa, se tem cabelo grande também doa, vai ser muito importante para alguém”, ressaltou o aluno.

Já a estudante do 1.º ano de Fisioterapia, Alicia Souza, descobriu a ação em uma das palestras fornecidas pela Unisanta na Semana de Calouros. A doadora relatou que estava com um projeto de não cortar o cabelo neste ano, mas viu que a ação era por uma boa causa então, resolveu participar.

Luiza Perrone, aluna do 3.º semestre de Jornalismo, doou seu cabelo pela terceira vez. Ela descobriu a ação através da cobertura feita pelo Espaço Unisanta, onde é estagiária. “Eu acho essa ação muito importante, a mulher que estava na organização me explicou e eu achei muito interessante. Gostaria até de conhecer o instituto porque tem histórias incríveis com pessoas que realmente necessitam desses cabelos”, completou.

Outra doadora foi Mayume Tamayose, do 2.º ano de Biomedicina, que participou pela primeira vez de ações como esta. “Eu sempre quis participar desse tipo de ação, sempre fui muito apegada a meu cabelo, mas dessa ação achei muito importante participar”, contou a aluna.

Doação de Sangue

As doações de sangue ocorreram no Hemonúcleo de Santos, que fica no Hospital Guilherme Álvaro. Aos que não conseguiram participar do Trote Solidário e estiverem interessados em fazer doações, o horário é das 8h às 12h30, de segunda a sábado, na Rua Oswaldo Cruz, 197, bem ao lado da Unisanta.

A captadora de doadores do Hemonúcleo de Santos, Vanessa Aguiar, relatou a importância de ações de doação de sangue, como as que a Universidade Santa Cecília realiza. “É muito importante essa ação que o Santa faz, que é parceiro nosso, e faz bastante diferença. Nessa época a falta é muito grande da doação de sangue e os alunos, indo fazer essas doações, já suprem bastante”.

Anna Clara Morais, estudante do 2.º ano de Jornalismo, relatou que sempre quis doar sangue, mas não tinha iniciativa, então uma amiga a chamou para participar do Trote Solidário e ela decidiu doar. “Acho muito importante esse tipo de ação que a Unisanta faz porque acho que a maioria dos estudantes aqui são jovens, saudáveis, e a gente já faz tanta coisa no dia a dia, que podemos tirar um tempinho para ajudar o próximo”, ressaltou a doadora.