Curso de Nutrição: conheça mais sobre a graduação!

curso-de-nutricao

O curso de Nutrição estuda a ciência que investiga a relação entre os alimentos e nutrientes, quando ingeridos pelos seres humanos, e como atuam na saúde. O nutricionista tem como principal foco orientar sobre uma alimentação balanceada para manter o organismo saudável e equilibrado.

A nutrição promove a saúde, ajuda na prevenção de doenças e gerenciamento de condições de saúde por meio de estratégias alimentares, tendo um papel fundamental na sociedade.

Durante o curso, os alunos estudam nutrientes presentes nos alimentos, quais as funções exercem no organismo e a forma como devem ser consumidos para uma alimentação equilibrada e saudável.

Os estudantes também aprendem sobre doenças relacionadas à alimentação, como obesidade, hipertensão e diabetes, e como a alimentação pode auxiliar no tratamento dessas doenças. As aulas práticas em laboratórios de nutrição também complementam o curso, permitindo que os alunos aprendam a avaliar o estado nutricional dos indivíduos e a prescrever dietas específicas para cada caso.

Quais são as principais áreas da Nutrição?

1. Saúde Pública: Procura melhorar a saúde da população através da nutrição, os profissionais da área atuam em programas comunitários de nutrição, políticas de saúde pública, educação nutricional em escolas e organizações.
  2. Nutrição Clínica: Foca no tratamento e prevenção de doenças por meio de práticas alimentares. Envolve a avaliação nutricional e o planejamento de dietas para pacientes em hospitais, clínicas ou em consultas privadas.
  3. Nutrição Esportiva: Especializa-se na dieta de atletas e indivíduos fisicamente ativos, essa especialidade visa aprimorar o desempenho esportivo e facilitar a recuperação muscular através de estratégias nutricionais.
  4. Gestão em Alimentação e Nutrição: Área relacionada à gestão de serviços alimentares, abrangendo setores como cantinas, hospitais e empresas de catering. Compreende a administração da qualidade, segurança alimentar e elaboração de cardápios.
  5. Nutrição em Saúde Coletiva: Profissionais que trabalham com grupos populacionais, focando em políticas de nutrição, programas de educação alimentar e estudos epidemiológicos sobre hálitos alimentares e saúde.
  6. Nutrição Materno-Infantil: Faz a ligação das necessidades nutricionais de mulheres grávidas, lactantes e crianças, visando promover o crescimento e desenvolvimento saudável.
  7. Nutrição e Estética: Concentra-se na alimentação que influencia diretamente na saúde da pele, cabelo e corpo, abordando como a nutrição pode influenciar a aparência e bem-estar geral.

O que é estudado na Nutrição?

No curso de Nutrição, estudam-se disciplinas como Bioquímica, Farmacologia, Higiene dos Alimentos, Fisiologia Humana, Imunologia, além de áreas como Alimentos Funcionais e Substâncias Bioativas, Marketing em Alimentação e Nutrição, Nutrição Esportiva e Comportamento Alimentar.

O curso de Nutrição da Unisanta desenvolve práticas efetivas para a melhoria das condições sociais da comunidade externa. A Extensão Universitária gera possibilidades de aproximar o acadêmico de realidades e necessidades sociais, promovendo intervenções e ações que possam melhorar a realidade do território de atuação do universitário.

O curso de Nutrição tem aulas práticas laboratoriais, que ensinam a elaborar cardápios adequados às necessidades individuais de cada tipo de paciente. As disciplinas variam de acordo com suas áreas; por exemplo, a área médica inclui Bioquímica, Fisiologia e Anatomia.

Composição dos alimentos, incluindo os nutrientes presentes e suas funções no organismo, é estudada pelos alunos. Adicionalmente, abordam-se também as necessidades nutricionais de cada paciente, considerando fatores como idade, sexo, condições de saúde e atividade física. Os alunos aprendem como elaborar cardápios equilibrados e adequados às necessidades individuais de cada paciente. Sua função é usar técnicas de preparação de alimentos, sobre as diferentes dietas, como vegetariana e low carb e outras.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Nutrição deve contemplar quatro grandes áreas, sendo elas:

1. Ciências Biológicas e da Saúde;
  2. Ciências Sociais, Humanas e Econômicas;
  3. Ciências da Alimentação;
  4. Ciências dos Alimentos.

A área de Ciências da Alimentação inclui a compreensão e domínio de dietética e terapia nutricional.

Onde o profissional de Nutrição pode trabalhar?

O profissional pode trabalhar em diferentes áreas, dependendo de sua formação e especialização. A clínica é uma das principais áreas de atuação. O nutricionista atende individualmente seu paciente, avaliando o estado nutricional e prescrevendo uma dieta adequada às suas necessidades.

Outro ambiente procurado por novos profissionais são os hospitais ou instituições de saúde. Atuam na elaboração de cardápios para pacientes com algum problema especial ou internação, além de acompanhamento nutricional de pessoas em tratamentos de doenças especificas.

O nutricionista pode trabalhar na indústria de alimentos, ajudando no desenvolvimento de produtos e pesquisando novos alimentos. O profissional também pode atuar em empresas de refeições coletivas, elaborando cardápios escolares e em outros locais que sirvam refeições em grande quantidade.

A área esportiva oferece suporte e acompanha atletas. O nutricionista orienta sobre a alimentação que traz bons resultados no desempenho e recuperação muscular durante campeonatos, treinos e outras atividades físicas.

Na saúde pública, o nutricionista pode trabalhar em programas. Ele atua na prevenção de doenças relacionadas à alimentação e na promoção de hábitos alimentares da população em geral.