Curso Engenharia Elétrica

O curso de Engenharia Elétrica é uma das áreas mais importantes da Engenharia, responsável pela compreensão da produção, desenvolvimento e manutenção de sistemas elétricos, eletrônicos e computacionais.

Como é o curso de Engenharia Elétrica?

Ao longo do curso, os estudantes aprendem diversos assuntos, desde os princípios fundamentais da eletricidade, englobando dispositivos, redes de energia e sistemas de controle de processos, até computação e inteligência artificial. 

Na Unisanta, os alunos contam com aulas práticas desde o 1.º ano do curso, incentivando a participação dinâmica na criação de protótipos, atendendo, assim, ao mais atualizado ensino de Engenharia. 

Os graduados em Engenharia Elétrica possuem uma base sólida em tecnologia, capacitando-os a desenvolver soluções para os desafios complexos do mundo contemporâneo. Como resultado, esses profissionais estão em alta demanda no mercado de trabalho, oferecendo-lhes oportunidades em empresas inovadoras e de grande porte globalmente.

Qual é a duração do curso?

O curso de Engenharia Elétrica da Unisanta tem cinco anos de duração e possui a categoria de bacharelado. No último ano da graduação, é necessário desenvolver um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que aponte os ensinamentos adquiridos durante a graduação. O estágio também é obrigatório.

Quais são as disciplinas da Engenharia Elétrica?

A graduação em Engenharia Elétrica promove o conhecimento em diversas disciplinas que capacitam os alunos nas áreas de Redes Elétricas de Potência, Circuitos Elétricos, Sistemas Elétricos, Internet das Coisas, Eletrônica Industrial, entre outras.

A grade curricular engloba aulas práticas em laboratórios da Unisanta, como o Laboratório de Máquinas Elétricas e Sistemas de Potência e o InovFabLab, laboratório de inovação da Universidade, onde os estudantes podem aplicar a teoria adquirida em projetos e experimentos.

A Unisanta é equipada com o que é mais moderno em termos de infraestrutura. Os laboratórios disponibilizam equipamentos para simulação real de Usinas Geradoras, relés digitais de última geração e sistemas de automação e controle de máquinas elétricas.

Os alunos aprendem a produzir dispositivos como os de automação residencial, de controle da umidade do ar, gerenciador de abastecimento de água e medidor portátil do nível de carga, entre centenas de outros projetos necessários à vida de todos.

Onde o engenheiro elétrico pode trabalhar?

O engenheiro eletricista projeta, planeja e fiscaliza a execução, operação e manutenção de sistemas elétricos. Atua ainda na comercialização de energia através de uma visão sistêmica. As responsabilidades de um engenheiro eletricista podem incluir desde a criação de projetos elétricos e eletrônicos até o comando de equipes para instalação e manutenção de sistemas. 

A integração dos alunos com o mercado também ocorre pela participação em projetos de pesquisa e desenvolvimento para as concessionárias de energia elétrica, sob a regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Esses projetos envolvem alunos e ex-alunos da Unisanta.

Para ter destaque na graduação em Engenharia Elétrica, é importante possuir habilidades matemáticas e analíticas, juntamente com criatividade e um sólido interesse em tecnologia e ciência. A capacidade de trabalho em equipe e comunicação eficaz também são essenciais, uma vez que muitos projetos demandam colaboração entre engenheiros de diversas áreas.

Ao concluir o curso, os graduados em Engenharia Elétrica adquirem uma base robusta em tecnologia, sendo capazes de desenvolver soluções para os desafios mais complexos do mundo moderno. Como resultado, esses profissionais estão em alta demanda no mercado de trabalho e têm a oportunidade de trabalhar em empresas inovadoras.

Como é a experiência no curso de Engenharia Elétrica?

O curso de Engenharia Elétrica é categorizado como bacharelado. Inicialmente, os alunos têm um contato mais extenso com disciplinas básicas como Cálculo, Química, Física e Computação. Posteriormente, é possível obter uma visão mais abrangente das áreas da Engenharia Elétrica, com estudo em Eletrônica e Telecomunicações, além da parte prática envolvendo atividades em laboratórios.

Durante a formação, os alunos aprendem sobre eletricidade, magnetismo, teoria de circuitos, eletrônica analógica e digital, além de conteúdos correlatos como cálculo, física e química.

O programa acadêmico também incorpora atividades práticas em laboratórios, permitindo aos alunos aplicar os conceitos teóricos em projetos e experimentos. Isso contribui para o desenvolvimento de habilidades práticas, como soldagem, utilização de instrumentos de medição e equipamentos de teste.

Qual é a atuação do profissional de Engenharia Elétrica? 

O engenheiro eletricista desempenha funções relacionadas a serviços elétricos, eletrônicos e de telecomunicações. Ele avalia propostas técnicas, realiza instalações, configurações e inspeções em sistemas e equipamentos, utilizando testes e ensaios.

A área de atuação para os profissionais da área é vasta, abrangendo desde empresas de energia e telecomunicações até organizações de tecnologia e startups inovadoras. O profissional tem a oportunidade de se envolver em diversas áreas, como o design de equipamentos eletrônicos, automação industrial, processamento de sinais, entre outras.

Além disso, é capaz de estudar, planejar, projetar e especificar sistemas e equipamentos elétricos, eletrônicos e de telecomunicações, além de elaborar a documentação técnica correspondente.

Onde o profissional de Engenharia Elétrica pode atuar? 

A carreira do engenheiro eletricista é bem diversificada, demandando habilidades técnicas, criatividade e pensamento crítico para encontrar soluções inovadoras para desafios complexos em várias indústrias

Logo, para que consiga destaque, é crucial que o profissional  esteja constantemente atualizado com as últimas tecnologias e regulamentações do setor. Suas oportunidades de atuação se estendem por diversos setores, desde empresas de eletrônicos até organizações de energia e telecomunicações, em qualquer parte do mundo.

Quais são os requisitos do mercado de trabalho para profissionais de Engenharia Elétrica? 

Para exercer a profissão, o profissional deve ter um diploma de um curso reconhecido pelo MEC e manter inscrição regular no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).

O mercado para engenheiros eletricistas é altamente competitivo, devido à demanda por profissionais qualificados em várias áreas da indústria. Portanto, é crucial que o profissional possua habilidades avançadas em eletrônica, circuitos elétricos, sistemas de energia, telecomunicações, processamento de sinais, entre outras.

Além disso, a experiência adquirida em estágios, projetos extracurriculares e atividades de pesquisa durante o período universitário são avaliadas de maneira positiva por muitas organizações.