Copernicus Olympiad: Formado no Colégio Santa Cecília é destaque em competições acadêmicas

246
competicoes-academicas-sergio-luiz1

Aluno formado no Colégio Santa Cecília, Sérgio Luiz de Almeida Vassão Vieira se tornou medalhista olímpico de Matemática e Astrofísica, na Copernicus Olympiad. A competição ocorreu na Rice University, em Houston, Texas.

O estudante já é destaque em competições acadêmicas. Entre suas conquistas estão o 1.º lugar no “World Mathematics Team Championship” e a medalha de bronze na 4.ª Copernicus Olympiad Mathematics Global Round, na Columbia University, em Nova York.

Além desses, também conta os títulos de vice-campeão na Copa Americanense de Foguetes (Américo) e Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) / Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

O que é a Copernicus Olympiad?

competicoes-academicas-sergio-luiz6

A Copernicus Olympiad foi criada em 2020 por educadores com experiência internacional em educação, em homenagem ao famoso matemático polonês Nicolau Copérnico. Atualmente a Copernicus Olympiad oferece disciplinas como Ciências Naturais, Festival de Cinema e Matemática.

Apaixonado por aulas de matemática e física, sua última conquista foi uma das melhores para Sérgio. “Estudar para ela (olimpíada) foi como uma diversão, na hora da prova estava totalmente tranquilo, era como se estivesse resolvendo exercícios do dia a dia”, revela.

Estudos e Competições

O estudante de 17 conta que equilibrar seus estudos para as diversas Olimpíadas e competições foi trabalhoso. “Eu tinha pouco tempo para estudar, então tentava aproveitar o máximo possível, sem perder tempo. Sempre que chegava em casa, ia direto estudar, ficava em torno de 5 horas estudando”, conta.

Ele estudava no período matutino e, quando voltava para casa, dedicava todo o seu tempo para os estudos da Olimpíada. “As olimpíadas que participei sempre seguia um ‘padrão’ de questões, então eu sempre focava em tentar entender esse tipo de padrão que era cobrado”, explica ele.

Mas, mesmo sabendo que seria cansativo, sempre pensava que isso poderia lhe trazer retorno no futuro. Para ele, o estudo também foi algo que ao longo do tempo começou a gostar, principalmente por Física.

Rede de Apoio

Sérgio destaca o papel da escola e do professor Cláudio Luiz Rocco em seu desenvolvimento. Com sua ajuda constante de dúvidas em seus estudos, o estudante consegui melhorar cada vez mais: “Com toda certeza, Rocco foi essencial para minhas conquistas, sem ele não teria essas conquistas.”

competicoes-academicas-sergio-luiz7
A família de Sérgio Luiz foi um dos maiores pilares para que ele conseguisse alcançar suas conquistas.

O professor conta que o auxiliou com as questões das provas anteriores que poderiam melhorar na sua desenvoltura com a prova, ao aprimorar estudos em temas que poderiam ser mais difíceis. Ele também ressalta o trabalho do professor Fábio Quadra, que o auxiliou quando Sérgio estava participando da Olimpíada de Foguetes.

Influencer da Educação

O estudante, equipado com seus conhecimentos, decidiu criar um Instagram para ensinar matemática e física. Além de compartilhar sua rotina, ele oferece dicas sobre as disciplinas que aprecia.

“Quando as aulas acabaram, tive mais tempo para me planejar e iniciei o projeto. Ele deu muito certo e, em menos de 2 meses, tenho mais de 1M de visualizações e +20K de seguidores.”

O futuro brilhante

Formado em 2023, o jovem já conta com grandes projetos. Com o sonho de se tornar físico e crescer cada vez mais com seu projeto nas mídias sociais, ele começa neste ano um estágio no Colégio Santa Cecília como mentor de alunos inscritos em Olimpíadas de Conhecimento.