Alunos do Santa são vice-campeões da Copa Americanense de Foguetes

170

Estudantes do Colégio Santa Cecília conquistaram o vice-campeonato na Copa Americanense de Foguetes (Américo), realizada na cidade de Americana, em São Paulo, nos dias 19 e 20 de agosto.

Em sua segunda edição, o evento tem como principal objetivo incentivar estudantes a participarem de atividades científicas de forma lúdica e prática, visando a um maior envolvimento com o trabalho de pesquisa, enquanto aprendem conceitos de aeronáutica, astronáutica, física e matemática.

O desafio enfrentado pelos estudantes foi o desenvolvimento de uma pesquisa prática, no qual a equipe, composta por Bruno Alcântara do Nascimento, Guilherme Grati e Sérgio Luiz de Almeida Vassão Vieira, construiu um foguete de garrafa PET e realizou um lançamento no nível 4, que são foguetes que utilizaram a reação química entre vinagre e bicarbonato de sódio para gerar a propulsão do foguete, que foi pressurizado por meio dessa reação, conseguindo um alcance de 209,5 m.

O aluno Sérgio Luiz conta como o evento foi bem único para eles, principalmente pela competitividade e alto nível que estava. “A gente esperava pegar a medalha de campeão, pois isso já é uma distância muito alta, porém o nível estava muito alto. Todas as equipes estavam muito bem preparadas, inclusive a nossa”, e ele complementa: “E nossa equipe já planeja participar de uma outra competição que acontecerá em Itapetininga no mês que vem, que reunirá também equipes de todo o Brasil”.

Os estudantes também obtiveram ainda neste ano a 2.ª colocação na Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) realizada em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, ao alcançar 104 metros com o lançamento do seu foguete.

O professor Fábio Quadra ressalta como participar das olimpíadas escolares sempre é uma experiência enriquecedora, ainda mais quando conta com uma competição prática: “Desperta muito mais o interesse e fomenta o empenho dessa molecada que, cada vez mais, necessita de estímulo para melhorar a escalada educacional”, comenta.