Aluno do Santa Cecília é bronze em olimpíada internacional de Matemática

344

Mais uma vez o Colégio Santa Cecília destaca-se em competições internacionais de conhecimento. Sérgio Luiz de Almeida Vassão Vieira, aluno da 3ª série do Ensino Médio, representou o Brasil e conquistou a medalha de bronze na 4ª Copernicus Olympiad Mathematics Global Round, realizada em julho, na Columbia University, em Nova York, Estados Unidos.

Depois de ser aprovado na etapa classificatória desenvolvida de forma on-line no mês de abril, o estudante participou da fase final da competição, que contou com a presença de alunos de vários países. A Copernicus foi dividida em cinco categorias, por anos escolares. Sérgio participou da última categoria, que englobou desde os conhecimentos básicos até os mais avançados em Matemática.

“Meu estudo era bem difícil, pois tinha muito conteúdo. O Colégio me deu grande suporte na parte pedagógica. Com a ajuda do Prof. Rocco, consegui resolver várias questões bem difíceis durante a preparação. Ele também me aconselhava a estudar da maneira certa. A Profa. Marilisa Grottone (diretora do Colégio) autorizou a aumentar minha carga de estudos no final de junho, passei a estudar pela manhã, tarde e noite, o que também ajudou bastante”, explica.

Essa foi a primeira vez que Sérgio participou de uma competição da disciplina. “Sempre gostei de Matemática e, no final do ano passado, comecei a me aprofundar nos estudos e a me dedicar mais, assim o interesse pelas Olimpíadas cresceu. Minha maior vontade é cursar Física em uma faculdade no exterior”, ressalta o estudante que participará, no próximo mês, da World Mathematics Team Championship – WMTC, em Campinas.

Foguetes – Sérgio também integra um dos três grupos de alunos do Santa Cecília que representarão a Baixada Santista e o estado de São Paulo na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) / Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que acontece em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, de 6 a 10 de agosto. Apenas 40 escolas de todo o Brasil foram classificadas para a etapa nacional, na qual eles realizarão apresentação e lançamentos de protótipos de foguetes. A análise do lançamento não é avaliada pela altura atingida, mas sim pelo alcance horizontal atingido.

“Nosso foguete será com garrafa retornável, o bico será 3D, um projeto nosso que felizmente pudemos desenvolver com a impressora 3D da faculdade. Nós reservamos horários no InovFabLab e colocamos a mão da massa, praticamente tem tudo que precisamos na faculdade, e é muito bom, porque conseguimos montar do jeito que sonhamos, sem falar que é uma experiência diferente. Estou muito feliz e torcendo para todos nós”, afirma Sérgio.

Participarão da competição os alunos Ian Pedrosa Miranda, Thomaz Menezes Soares e Felipe Losano Coelho – Equipe “Sangue, suor e vinagre”, com o lançamento de 163 metros, Guilherme Accioly Gomes de Aguiar, Nicholas Augusto Silva e Pedro Motta

Cappra – Equipe AstroDynamics, com o alcance na classificação de 128 metros, e Bruno Alcantara do Nascimento, Guilherme Grati e Sergio Luiz De Almeida Vassão Vieira – Equipe “Foguete na Caveira”, com 116 metros de lançamento de foguete.

Saiba mais sobre o Colégio Santa Cecília na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) / Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), aqui. https://noticias.unisanta.br/ciencia-tecnologia/colegio-santa-cecilia-tem-tres-grupos-classificados-para-a-mostra-brasileira-de-foguetes-no-rio-de-janeiro