Em 2022, os representantes do Santa ganharam medalha de ouro no mesmo evento

Três grupos de alunos do Colégio Santa Cecília representarão a Baixada Santista e o estado de São Paulo na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) / Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que acontece em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, de 6 a 10 de agosto. Apenas 40 escolas de todo o Brasil foram classificadas para a etapa nacional, na qual eles realizarão apresentação e lançamentos de protótipos de foguetes. A análise do lançamento não é avaliada pela altura atingida, mas sim pelo alcance horizontal atingido.

Os participantes de suas respectivas equipes são:
Ian Pedrosa Miranda, Thomaz Menezes Soares e Felipe Losano Coelho – Equipe “Sangue, suor e vinagre”, com o lançamento de 163 metros; Guilherme Accioly Gomes de Aguiar, Nicholas Augusto Silva e Pedro Motta Cappra – Equipe AstroDynamics, com o alcance na classificação de 128 metros, e Bruno Alcantara do Nascimento, Guilherme Grati e Sergio Luiz De Almeida Vassão Vieira – Equipe “Foguete na Caveira”, com 116 metros de lançamento de foguete.

A competição acontece anualmente com o objetivo de oferecer oportunidades ao desenvolvimento acadêmico e prático aos estudantes de inúmeras instituições. Em 2022, Bruno Alcantara do Nascimento e Fernanda Hoffmann Affonso, alunos do Colégio Santa Cecília, levaram medalha de ouro na 16.ª Mostra Brasileira de Foguetes.

“No começo do ano passado, conheci essa Olimpíada/competição de lançamento de Foguetes e me interessei em levar alguns alunos. Assim convidei três estudantes (Bruno, Fernanda e Andrey), que curtiram a ideia e se empenharam em fazer. Fomos classificados para a fase final e lá conseguimos sair com uma medalha de ouro na nossa primeira participação”, conta o Prof. Fábio Quadra, docente do Colégio Santa Cecília e orientador das equipes.

Ele diz ainda: “Foi desta forma que fizemos a divulgação desse feito para toda a escola, fazendo com que esse ano tivéssemos nove equipes participando de uma competição interna para ver quais obtivessem a classificação para fase final”.

Ian Pedrosa Miranda, aluno do 2º ano do EM e integrante da Equipe Sangue, suor e vinagre, teve conhecimento do projeto através de uma palestra sobre foguetes. “Um amigo me incentivou a participar do grupo e eu topei. Acho um projeto bem interessante e diferente do que estamos acostumados na escola, e é muito bom que a escola proporcione nossa participação, o ambiente para nós trabalharmos, professor para nos ajudar, é uma experiência muito legal, vamos com vontade para ganhar. A parte mais difícil do projeto inteiro foi ter persistência em cada fase que parecia que não iríamos conseguir, mas persistimos e estamos aqui”.

Na opinião de Felipe Coelho, 2º ano do EM, colega de grupo de Ian, a parte mais difícil do projeto é juntar o pensamento de todos. “Somos em 3 e cada um enxerga o projeto de uma forma, e precisamos montar apenas uma forma concreta e que funcione. Já a parte mais bacana do projeto é nos juntarmos para trocar ideias, colocar a mão na massa, é um tempo de qualidade que temos juntos. O nome do grupo é Sangue Suor e Vinagre, o vinagre por usarmos no nosso projeto e sangue e suor que demonstram nossos esforços para concluir o projeto”.

Integrante da equipe AstroDynamics, Pedro Mota Capa, do 3º ano do EM, conta que o professor apresentou a MobFog, mas já tinha acompanhado o projeto no ano passado, então resolveu chamar seus amigos e tentar. “Estou me divertindo muito nesse processo, é muito divertido e eu aprendo diariamente. Estamos muito ansiosos e a expectativa é alta”, finaliza entusiasmado.

“Nosso foguete será com garrafa retornável, o bico será 3D, um projeto nosso que felizmente pudemos desenvolver com a impressora 3D da faculdade, nós reservamos horários no InovFabLab e colocamos a mão da massa, praticamente tem tudo que precisamos na faculdade, e é muito bom, porque conseguimos montar do jeito que sonhamos, sem falar que é uma experiência diferente. Estou muito feliz e torcendo para todos nós”, afirma Sergio de Almeida Vieira – 3º ano do EM, componente do grupo “Foguete na Caveira”.

Sobre o evento – Anualmente, a SAB (Sociedade Astronômica Brasileira) promove dois eventos educacionais voltados para alunos de todo o Ensino Fundamental e Médio: a OBA e a MOBFOG. Diferentemente da OBA, uma prova teórica, a MOBFOG consta de uma competição prática de lançamento de foguetes na qual equipes de até três alunos podem se inscrever por intermédio de suas escolas. Os alunos são divididos em quatro níveis de acordo com sua série escolar, e cada nível exige um modelo diferente de foguete:
• Nível 1: destinado aos alunos matriculados do 1.º ao 3.º ano do EF;
• Nível 2: destinado aos alunos matriculados no 4.º e 5.º ano do EF;
• Nível 3: destinado aos alunos matriculados entre o 6.º e 9.º ano do EF;
• Nível 4: destinado aos alunos matriculados em qualquer série/ano do Ensino Médio.
Dependendo do nível, os foguetes podem voar por simples impulso ou ter algum tipo de combustível, geralmente água e ar comprimido ou bicarbonato de sódio e vinagre. A competição consta de duas fases: na primeira os alunos devem gravar um vídeo apresentando a equipe, seu foguete e, por fim, o lançamento. Depois, devem mandar para a organização esse arquivo junto com as especificações do alcance obtido. As melhores equipes, então, são selecionadas para a segunda fase da competição, a Jornada de Foguetes, desta vez de forma presencial. Os alunos devem viajar à sede do evento e lá realizar outra série de lançamentos.