Profa. Dra. Cristina Matos toma posse na cadeira 71 da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura

504

Pró-reitora Acadêmica da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Profa. Dra. Maria Cristina Pereira Matos tomou posse, no último dia 30, na Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (Abrasci), com a outorga do “Colar do Mérito Acadêmico”, para figuras exponenciais do mundo político, histórico, científico, literário e artístico.

Agora ela ocupa a cadeira número 71, cujo Patrono é Profa. Vida Amélia Guedes Alves. O nome da professora foi indicado em reunião deliberativa conjunta do Conselho Diretor Acadêmico e do Conselho de Honrarias e Méritos da Abrasci.

A outorga de medalhas é uma das práticas centenárias da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura. “Desde os primórdios de sua existência, pugnamos pelo reconhecimento e deferimento de méritos e comendas a cidadãos que, com suas atitudes e importantes influências cultural, política e profissional, mostram-se como paradigmas de conduta e irradiadoras de brilho, de progresso e de engrandecimento do nosso país, alçando a posição de reconhecimento interno e internacional”, afirmou a Academia em carta.

Sobre a acadêmica – Maria Cristina Pereira Matos é pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), na área de Concentração de Recursos Humanos e linha de pesquisa em Qualidade de Vida no Trabalho; doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (FA-USP), na área de Gestão de Pessoas; mestre em Administração, na área de Organização de Empresas e Recursos Humanos; graduada em Administração de Empresas e especialista em Administração Pública e Governo. Foi professora dos Programas de Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica e também Mestrado Acadêmico em Ecologia e Sustentabilidade da Unisanta. É professora titular de graduação, pós-graduação (stricto sensu, lato sensu e MBA). Pesquisadora pela Unisanta e CNPq.

Elaborou, implementou e atualmente coordena o Núcleo de Gestão e Desenvolvimento de Carreira na Universidade Santa Cecília. Também coordena o Núcleo de Aprendizagem e Estratégias Organizacionais, junto ao CNPq. É integrante do Núcleo de Estudos Portuários Marítimos e Terrestres (Nepomt) da Unisanta; faz parte do banco de Avaliadores Ad hoc do Inep/MEC. Antes de assumir a Pró-Reitoria Acadêmica da Unisanta, atuou como Diretora da Pós-Graduação Lato Sensu e Extensão da Universidade.

Sobre a Academia – A Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (Abrasci) é uma entidade cultural em atividade desde o ano de 1910, de quando datam seus primeiros registros, na condição de Academia Brasileira de História.
A partir de meados de 1980, tornou-se Academia Brasileira de Artes, Cultura e História, tendo recentemente acompanhando a evolução histórica nacional e atendendo aos anseios de seus membros e conselheiros, no sentido da expansão dos seguimentos de atuação, incluído em seu bojo as cadeiras de Ciências e Literatura.

Erigida e conduzida sobre sólidos pilares de cidadania e civismo, tem galgado destacado prestígio social, o que tem a ela propiciado a implementação de parcerias com notórias e conhecidas instituições no Brasil e no Exterior.

Trata-se de entidade instituída para os fins precípuos de valorizar, promover e divulgar os valores morais e intelectuais das pessoas que colaboram com o progresso do Brasil; de resgatar a memória histórica; de preservar as tradições culturais; e de manter vivo o sentimento cívico da nacionalidade brasileira, enaltecendo pessoas e suas atuações destacadas em prol da sociedade.