Alunos do Colégio Santa Cecília conquistam 1º lugar no “World Mathematics Team Championship”, na Unicamp

163

Os alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Santa Cecília, Sérgio Luiz de Almeida Vassão Vieira e Guilherme Silva Grati Pinto, conquistaram o troféu de primeiro lugar no “World Mathematics Team Championship” – WMTC. A competição foi realizada dos dias 15 a 17 de setembro na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.

A prova teve a duração de três horas e foi dividida nas etapas individual, dupla e equipe. Os competidores poderiam ganhar medalhas em todas essas divisões. Guilherme conquistou a medalha de bronze no individual e, junto com Sérgio, o troféu da primeira colocação do campeonato geral como equipe.

Sobre a preparação, os alunos contam que se esforçaram muito e passaram meses estudando provas antigas para absorver de forma rápida o máximo de conteúdo, obtendo total apoio e orientação do Colégio e do professor Cláudio Rocco que leciona a disciplina de matemática. “O professor Rocco sempre esteve nos ajudando e se nós ganhamos com toda certeza foi por causa dele”, ressalta Sérgio.

A orientadora do ensino médio, Eldirlaya Matos da Silva, explica como funciona a organização para esse tipo de atividade: “No início do ano selecionamos as olimpíadas que tradicionalmente participamos, e fazemos o preparo com a orientação dos professores, dando motivação e incentivo para os alunos adquirirem mais habilidades em cada área do conhecimento e um motivo a mais para estudarem”.

O estudante Guilherme Grati, que ganhou sua primeira medalha em uma olímpiada, relata que seu companheiro de equipe Sérgio foi quem o incentivou a participar da competição e apesar de ter estudado e se preparado muito, não esperava obter um resultado tão bom quanto o que alcançou. “Foi uma experiência muito boa. A gente estudou e se esforçou muito, mas não estávamos tão confiantes, então quando eu ganhei a medalha de bronze fiquei extremamente satisfeito e quando recebemos o troféu top 1 de equipes fiquei muito feliz”.

Para Sérgio, que já tem mais experiência em competições, participar da WMTC foi uma oportunidade muito boa, pois além de conhecer pessoas novas, conseguiu conquistar o troféu de ouro pela divisão de equipes. Ele também destaca o apoio do Colégio Santa Cecília nessa trajetória. “A parte pedagógica do Santa é simplesmente incrível, com professores excelentes que eu tenho certeza que podem ajudar muito os alunos independente da olimpíada que forem fazer”.

Segundo a diretora do Colégio Santa Cecília, Marilisa Grottone, para a instituição é muito gratificante que os alunos estejam tão envolvidos com as competições, conquistando títulos e medalhas. “Damos o maior impulso e um estimulo muito grande, e isso depende essencialmente de cada um deles, eles têm um mérito fantástico pois se envolveram de corpo e alma, com determinação, muita garra e objetivo naquilo que eles queriam”.

Em julho deste ano, Sérgio conquistou medalha de bronze na 4ª Copernicus Olympiad Mathematics Global Round, na Columbia University, em Nova York. Pensando no futuro, os dois alunos estão focados na próxima prova que irão realizar, uma competição internacional de astrofísica que ocorrerá em janeiro de 2024, em Houston, nos Estados Unidos.