Na última quinta-feira (14/09), as turmas dos cursos híbridos (Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Logística, Tecnologia em Marketing e Tecnologia em Processos Gerenciais) fizeram duas palestras convidando alunos dos cursos presenciais de Bacharelado em Administração e Tecnologia em Comércio Exterior para um bate-papo sobre o mercado de trabalho.

A ação é parte do Projeto Integrador II, realizado pelas turmas presencialmente, uma vez que o curso é híbrido e os alunos têm aula presencial uma vez por semana com a Professora Mestra Karla Vaz Siqueira Cañete, que propôs a realização do projeto.

Como parte do desenvolvimento do Projeto Integrador, por meio da atividade, os alunos estão exercendo habilidades de liderança, gestão de processos, gestão do tempo, comunicação, marketing, finanças, trabalho em equipe e relacionamento com o mercado.

De acordo com a docente, para colocar em prática todas estas habilidades, a proposta foi criar um evento convidando pessoas de renome e interesse profissional, realizando esta aproximação entre os alunos e o mercado de trabalho na região.

A partir disso, os alunos criaram nas aulas todas as estratégias para o evento: a escolha dos nomes dos convidados, o convite aos palestrantes, um briefing do projeto, uma pauta de discussão, elaboração de questões, roteiro de trabalho, levantamento de necessidades de equipamento, brindes, insumos, busca por patrocínio, divulgação, criação da identidade do evento com nome, logotipo, gestão de conteúdo e pesquisa de satisfação.

Todos os aspectos foram discutidos em aula com propostas que utilizam a ferramenta Design Thinking, pensando na ideação, prototipação, aprovação em grupos, etc. Foram utilizados conceitos de Gestão de Projetos, Gestão de Processos, Inovação e Criatividade.

“Foi uma satisfação ver o envolvimento do antes e do durante. As próximas aulas serão de reflexão sobre os pontos a serem melhorados, bem como as novas propostas de outra palestra e a criação de podcasts”, ressalta ela.