Os estudantes de Biologia da Universidade Santa Cecília tiveram três trabalhos aprovados no Congresso Brasileiro de Arborização Urbana – CBAU, que foram apresentados na última sexta-feira (15/9) pelo YouTube. Os estudos integram o projeto do inventário arbóreo realizado por meio da ampliação do Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Guarujá e o Núcleo de Pesquisa Herbário (HUSC) da Unisanta.

Os alunos recebem uma ajuda de custo da Prefeitura para locomoção entre bairros da cidade para realizar os cadastros arbóreos no aplicativo ARBIO®. Todos os participantes foram capacitados para realizar o cadastramento e inserir as informações coletadas no aplicativo ARBIO® – solução tecnológica desenvolvida pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo). Através deste estudo, os alunos realizaram três trabalhos de iniciação técnico-científica para publicação em congresso e posteriormente em revistas especializadas.

O projeto é inédito e tem duração de dois anos. Além dos estudantes que estão hoje no programa, outros alunos da Unisanta também contribuíram para o cadastro arbóreo municipal.

Os estudantes tiveram orientação da Ma. Zélia Rodrigues de Mello, coordenadora do Herbário da Unisanta, e da bióloga da Secretaria do Meio Ambiente de Guarujá, responsável pelo projeto, Nanci Papareli Valero, junto ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT – SP).

Trabalho 1 – “Levantamento Arbóreo como uma Inovação para o Município de Guarujá/São Paulo”: neste projeto os estudantes Ana Luísa Lima Martins da Silva, Érico Barzan de Mattos Amaral, Lais Svartman Rene e Sarah Aparecida de Almeida realizam um inventário arbóreo para um correto diagnóstico florestal urbano do município, subsidiando informações para a construção do seu Plano de Arborização e utilizando solução tecnológica pelo aplicativo ARBIO®.

Trabalho 2 – “Arborização urbana do município de Guarujá: análise das zonas leste e oeste”: os estudantes Ingrid Fernandes dos Santos, Gabrielle Fidélis dos Santos, Geovanne Bruno Correia Terni e Rafaela Dantas Palmeira realizaram um inventário arbóreo, para um correto diagnóstico florestal urbano, e a construção do seu Plano de Arborização, utilizando o aplicativo ARBIO® na coleta de dados para comparação das duas zonas com características distintas.

Trabalho 3 – “Arborização Urbana Do Município De Guarujá: Espécies Nativas X Exóticas”: Cauã Fernandes Petrechem, Matheus Gomes Maretti realizaram um inventário arbóreo para um correto diagnóstico florestal urbano do município, utilizando o aplicativo ARBIO® na coleta de dados, elaborando um panorama sobre a arborização urbana no tocante à ocorrência de espécies nativas e exóticas.

Os alunos e as orientadoras em um café de manhã de integração do ARBIO e a Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Guarujá