Crédito- Divulgação: Prefeitura Municipal de Guarujá

De acordo com matéria divulgada nesta quarta (16/8), no Diário Oficial da Prefeitura de Guarujá, será elaborado inventário arbóreo com aplicativo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Pela Unisanta, o trabalho é coordenado pela profa. Zélia Rodrigues de Mello, curadora do Herbário da Universidade (HUSC). Confira o texto na íntegra:

O trabalho de campo da Prefeitura de Guarujá com estudantes de Biologia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) já resultou em 10.311 árvores cadastradas no aplicativo ArBio, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT/SP). Iniciada em abril de 2022, a ação coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) segue por dois anos e integra a elaboração do inventário arbóreo em vias públicas. A meta é criar o Plano Municipal de Arborização Urbana.

Diariamente, o ArBio é abastecido com informações precisas sobre cada árvore alcançada. O software aponta o risco de queda das árvores, que simula o exemplar submetido a 12 velocidades de vento, indicando possibilidades de ruptura no solo. A Prefeitura estabeleceu uma parceria com a Universidade Santa Cecília, concedendo bolsa auxílio de R$ 550,00 por universitário.

Os dados consistem em espécie, tamanho, características do local de plantio (situação da calçada, presença de rede elétrica e outras) e estado fitossanitário, a chamada saúde da “floresta urbana”. Alguns bairros que recebem os cadastros no momento são Guaiuba, Santa Rosa, Astúrias, Tombo, Centro, Enseada, Santo Antônio, Pae Cará, Vila Alice e Parque Estuário.

Plano Municipal
O prefeito de Guarujá ressalta o pioneirismo do trabalho para a criação do Plano Municipal de Arborização Urbana. “Priorizamos o investimento em pesquisas científicas e protocolos de prevenção. Guarujá tem como meta realizar o inventário arbóreo para criarmos o Plano Municipal. A Ilha de Santo Amaro merece esse cuidado”, salienta o chefe do Executivo.

A Semam também poderá detectar adequações necessárias no perímetro urbano, além de benefícios como umidade, sombreamento e temperatura. A universitária Lais Svartman relata que é gratificante contribuir para o crescimento sustentável de Guarujá. “Nos cadastramentos, adquirimos a noção real sobre a importância das árvores”, reforça a estudante.

Fase teórica e prática
O levantamento começou antes da fase prática. Isso porque o IPT promoveu um treinamento aos servidores da Semam, Defesa Civil e estudantes da Unisanta, para a operação da plataforma ArBio.

FONTE: Diário Oficial de Guarujá