curso-odontologia

O curso de Odontologia destaca-se como uma das áreas mais cruciais e respeitadas no âmbito da saúde, devido à sua abrangência no que diz respeito à prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de problemas dentários e maxilares.

Como uma especialidade da saúde, a Odontologia concentra-se na gestão, identificação e reabilitação de uma ampla gama de condições que afetam toda a cavidade bucal, desde os dentes e a boca até as estruturas correlatas da face e do pescoço.

Durante o curso, os estudantes são expostos a um vasto conjunto de disciplinas, incluindo anatomia geral, direitos dos materiais dentários, bioquímica, cariologia e patologia bucal. A formação permite que os futuros profissionais adquiram um conhecimento sólido em diversos campos fundamentais para a prática da Odontologia.

Os alunos recebem instrução em técnicas avançadas de diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças orais, com orientação em práticas éticas e segurança na odontologia moderna.

Ao abordar temas relevantes e práticos durante o curso, os estudantes são preparados para enfrentar os desafios complexos que podem surgir na prática clínica, garantindo um atendimento de qualidade e respeito aos padrões éticos da profissão.

Essa combinação de conhecimento teórico e prático é fundamental para formar profissionais competentes e comprometidos com a promoção da saúde bucal e o bem-estar geral dos pacientes.

Concluindo, a graduação em Odontologia, os alunos estão preparados para ingressar na profissão de dentista, podendo atuar em hospitais, clínicas odontológicas, escolas, órgãos governamentais e consultórios particulares. 

Com 23 áreas reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), como Acupuntura em Odontologia, Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais, entre outras, a possibilidade de especialização é vasta.

Como é o curso de Odontologia?

O curso de Odontologia compreende disciplinas das áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, tais como fisiologia, epidemiologia, bioética, microbiologia, imunologia, genética e farmacologia, entre outras.

Com nota 4 no MEC, o curso de Odontologia da Unisanta abrange as matérias voltadas para a profissionalização que incluem radiologia extrabucal, periodontia, cirurgia laboratorial, endodontia e clínica de prótese integrada. 

A prática odontológica em manequins começa no segundo ano e, a partir do terceiro ano, os alunos podem atender pacientes na clínica da faculdade. Desde o primeiro semestre, os alunos colocam em prática toda a parte teórica que aprendem nas aulas. A partir do segundo ano, já realizam atividades em centros comunitários e escolas da região com supervisão dos professores.

Quanto tempo dura o curso de Odontologia?

A duração da graduação em Odontologia é em média de cincos, com carga horária de 4800 horas, sendo obrigatório o estágio, que deve corresponder a pelo menos 20% da carga horária total do curso. O Ministério da Educação (MEC) também exige a entrega de um trabalho final orientado pelos professores para a conclusão do curso.

Qual a grade curricular de Odontologia?

Ao longo do curso de Odontologia, os alunos adquirem conhecimentos sobre anatomia e fisiologia bucal, assim como técnicas de diagnóstico e tratamento para identificar e abordar problemas de saúde bucal, como cáries, doenças periodontais e lesões. 

Alguma das disciplinas são:

  • Patologia Bucal;
  • Fisiologia Humana;
  • Deontologia e Odontologia Geral;
  • Cirurgia Oral;
  • Odontopediatria.

Aqui você pode conferir a grade curricular completa do curso de Odontologia da Unisanta. (Integral e Noturno).

O que se aprende no curso de Odontologia?

Além dos conhecimentos teóricos, os alunos desenvolvem habilidades práticas, realizando procedimentos de dentística (restauração dos dentes), endodontia (tratamento de canal), prótese, cirurgia (extrações) e outros. 

A Unisanta conta com a Clínica de Odontologia, que possui oitenta boxes individuais, onde os alunos, supervisionados por professores, reproduzem todas as operações de um consultório e realizam atendimentos em diversos pacientes, desde crianças até adultos.

O curso também abrange a administração de serviços odontológicos, como gestão de consultórios, elaboração de relatórios e campanhas de prevenção. Adicionalmente, durante o primeiro semestre, os estudantes têm a oportunidade de se envolver em ações práticas, desempenhando o papel de auxiliares dos formandos.

O que faz o profissional de Odontologia?

O dentista está envolvido em todas as fases do processo de tratamento, desde o exame inicial até a execução de procedimentos especializados.

Isso inclui extrações, obturações, tratamentos de canal e implantes dentários, tudo com o objetivo de proporcionar aos pacientes um sorriso saudável e funcional. 

O mercado de trabalho do profissional de Odontologia é grande e diversificado, incluindo oportunidades para trabalhar em consultórios, clínicas, hospitais, instituições de ensino e outros. Além disso, a procura por serviços odontológicos qualificados tem aumentado, tornando esse campo mais promissor.

Quais especialidades da Odontologia?

Os profissionais formados em Odontologia podem seguir diversas especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). Entre elas, destacam-se acupuntura, cirurgia e traumatologia bucomaxilofaciais, dentística, odontologia do esporte, odontologia do trabalho, odontologia legal, entre outras.

Além das especialidades mencionadas, incluem-se endodontia, ortodontia e odontopediatria. A endodontia trata problemas na polpa dentária, como o tratamento de canal. A ortodontia corrige dentes e ossos maxilares, enquanto a odontopediatria atende crianças e adolescentes, prevenindo e tratando problemas específicos nessa faixa etária.

Cada uma dessas especialidades demanda estudos aprofundados e prática clínica específica, garantindo que os profissionais possam oferecer um atendimento qualificado e especializado aos pacientes. Essas especialidades são essenciais para promover a saúde bucal, prevenir problemas graves e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.