Unisanta é destaque em infraestrutura na área da Saúde

79
Infraestrutura: Unisanta é destaque na área da Saúde

O caráter atribuído à inovação da Universidade Santa Cecília já reside no fato de ser Top 10 entre as universidades particulares do país e a 1.ª na Baixada Santista, segundo o Ranking Universitário Folha de São Paulo – RUF 

Também se materializa através de sua infraestrutura, que conta com clínicas, laboratórios e ginásios esportivos, nos quais a instituição promove seu fator de responsabilidade social, além de aulas imersivas espelhadas no mercado de trabalho aos alunos, principalmente, na área da saúde.

Conheça os principais destaques:

Clínica de Fisioterapia 

Com uma estrutura moderna e bem equipada, atende pacientes e realiza treinamento prático aos alunos do curso. O atendimento à comunidade é realizado por equipes especializadas, nas áreas: 

  • Fisioterapia em Lesões do Aparelho Locomotor e Esportivas;
  • Fisioterapia Neurofuncional do Adulto;
  • Neurofuncional Pediátrica;
  • Fisioterapia Uroginecológica e Obstétrica; 
  • Fisioterapia Dermatofuncional; e
  • Prótese e Órtese.

1.º Ambulatório de Fisioterapia e Recuperação Funcional de Hemofílicos do litoral paulista, em parceria com o Rotary Club de Santos – Porto e a Fundação Rotária Internacional. 

O Ambulatório de Recuperação Pós-Covid-19, projeto pioneiro na região em instituições particulares, envolveu alunos de Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Educação Física. 

Atualmente, os atendimentos foram ampliados e fazem parte do Ambulatório de Fisioterapia para Recuperação Pneumofuncional, que realiza ainda atendimento fisioterapêutico ambulatorial para pacientes com doenças crônicas: doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC); asma; rinite crônica. 

Realiza também atendimento fisioterapêutico ambulatorial para pacientes com doenças agudas: pneumonia, bronquite. 

Clínica de Odontologia com atendimento à comunidade 

A Clínica de Odontologia da Unisanta possui oitenta boxes individuais que permitem aos acadêmicos, supervisionados por professores, reproduzir todas as operações de um consultório. São atendidas aproximadamente 250 pessoas por dia, entre crianças e adultos. É preciso passar por uma triagem.

O espaço conta com equipamentos novos e de ponta, que tem como objetivo aumentar a capacidade de atendimento da Clínica Geral de Odontologia e suprir as necessidades de alunos e pacientes.

  • Áreas de atendimento: Odontopediatria – crianças; Prótese – total, unitária, fixa e removível; Dentística – restauração dos dentes; Endodontia – tratamento de canal; Periodontia – tratamento da gengiva; Cirurgia – extrações; Estomatologia – diagnóstico de doenças da cavidade bucal (prevenção de câncer), biópsia; Ortodontia preventiva – colocação de aparelho.

A Unidade Móvel tipo Trailer

Especialmente adaptada, leva professores e alunos para atendimento gratuito nos bairros, em exames preventivos de câncer bucal e outros serviços odontológicos fundamentais, como orientação sobre escovação, em parceria com o Rotary Club Santos-Porto;

Laboratório Multidisciplinar 

Possui bancadas individuais, onde são reproduzidas todas as operações de um consultório, com microscópio operatório de mesa para projeção simultânea. Cabeças de silicone (Bob) permitem uma simulação perfeita mais próxima da realidade, com a utilização de água e refletores. Há três telas simultâneas para projeção das aulas e técnica hands-on.

A Unisanta possui uma gama de oportunidades no quesito esportes. Desde piscina olímpica coberta e aquecida (50 metros) e a de apoio (20 metros); quadras esportivas cobertas; academia de musculação e ginástica e quadra de futebol society. As instalações foram escolhidas para treinamento de seleções da Rússia, Eslovênia, Itália e Japão, na Olimpíada do Rio de Janeiro

  • Enfermagem

Laboratório de Práticas Integradas 

O espaço estrutura-se com todos os equipamentos necessários para aprender as questões das disciplinas do curso, além de proporcionar dinâmicas mais próximas da realidade.

Algum dos equipamentos são: 

  • abdome com ostomia; 
  • bomba de infusão contínua;
  • genitais femininos e masculinos para sondagem;
  • mama peitoral; 
  • feridas, curativo – lesão por pressão; 
  • braços simuladores de punção venosa e punção simples;
  • além dos bonecos: criança, de punção para cateter de PICC, simulador cuidados de enfermagem, simulador para RCP adulto (tronco), simulador para RCP criança, simulador para RCP recém-nascido, simulador adulto automático.

Conta ainda com simulador de parto, do sistema reprodutor feminino e de simulação realística (robô), um leito completo de simulação realística de UTI.

Laboratório de Técnica Dietética

O espaço destina-se ao ensino das técnicas de elaboração de Fichas de Preparação, diferentes modos de preparo, modificações alimentares e alterações sensoriais. Também são realizados projetos de pesquisa e extensão que envolvem a produção e manipulação de alimentos.

  • Farmácia 

Farmácia Universitária

Primeira da Baixada Santista, oferece gratuitamente serviços farmacêuticos objetivando melhora da saúde da população. Entre os serviços oferecidos estão: aferição de pressão arterial, glicemia, avaliação de peso, altura e IMC, orientação quanto ao uso racional de medicamentos, campanhas e palestras de orientação medicamentosa.

  • Psicologia

Serviço-Escola de Psicologia “Prof. Me. Aurélio Moschin”

Oferecer atendimento psicológico supervisionado à comunidade, proporcionando um espaço de cuidado, compreensão e crescimento emocional. Os atendimentos estarão disponíveis para todas as faixas etárias, a partir de 5 anos, abrangendo uma ampla gama de questões relacionadas à saúde mental. 

O serviço segue as recomendações do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, garantindo os mais altos padrões de ética e profissionalismo. 

Agendamento – Para se inscrever para uma entrevista de triagem, os interessados devem entrar em contato, a partir do dia 18 de março, pelo telefone/WhatsApp: (13) 3202-7129, das 9h às 18h. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável durante o atendimento.