Conheça os cinco motivos para escolher o curso de Engenharia Civil na Universidade Santa Cecília (Unisanta)!

Está começando a pesquisar qual faculdade fazer e tem interesse em Engenharia Mecânica, mas ainda está com algumas dúvidas? Não se preocupe! Neste post, vamos apresentar a você cinco motivos para escolher o curso de Engenharia Civil na Universidade Santa Cecília (Unisanta).

• Laboratórios tecnológicos

Dentro da Universidade, temos um parque tecnológico com todos os melhores e mais modernos equipamentos, maquinários e simuladores, onde estão instalados todos os laboratórios das Engenharias. E, claro, isso inclui a Civil, com os laboratórios de Materiais, Prática da Construção Civil, Solos, Mecânica dos Fluidos, Estruturas, Transportes, Hidráulica, Eletricidade e Computação, que possui Metálica 3D, TQS, SAP e Georreferenciamento e Topografia.

No Escritório Modelo de Engenharia Civil, acontece o desenvolvimento de projetos reais e prática da profissão, onde os alunos atendem às instituições assistenciais e comunitárias que nos procuram.

Leia mais: Escritório Modelo de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo atende o Campus e mais de 50 instituições beneficentes com projetos

Já o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) reúne docentes e alunos das Faculdades de Engenharia e Biologia e, há mais de 20 anos, desenvolve pesquisas em modelagem numérica operacional, monitoramento ambiental e sistemas de informação geográfica.

Recentemente o NPH também passou a utilizar técnicas de aprendizado de máquina associadas aos Sistemas Operacionais de Previsão e Alertas de Ressacas e Inundações Costeiras para toda a Baixada Santista. Suas atividades fornecem apoio aos setores portuários, defesas civis, gerenciamento de águas costeiras e saneamento.

Além disso , o InovFabLab, laboratório de inovação da Unisanta faz parte do Complexo de Laboratórios da Universidade, que atende às exigências da indústria 4.0. Esse laboratório foi inspirado na tradição norte-americana, iniciada no Massachusetts Institute of Technology – MIT, os fab labs, os chamados laboratórios de inovação.

• Reconhecimento

O curso de Engenharia Civil da Unisanta recebeu 4 estrelas no Guia da Faculdade (escala 1 a 5) do Estadão. A Engenharia Unisanta tem 50 anos de tradição, e toda a experiência adquirida, ao longo desses anos, nos permite um ensino diferenciado, com práticas desde o primeiro semestre. Nossa infraestrutura, referência para outras universidades, auxilia diretamente no aprendizado, fazendo com que o aluno se sinta realmente preparado para exercer a profissão.

• Metodologia

O método de Aula Invertida, com participação dinâmica do aluno, é aplicado para criar protótipos em classe. Orientados pelos docentes, os alunos participaram também de estudos para traçar o diagnóstico dos prédios inclinados na orla da praia de Santos, devido às condições especiais do subsolo da Baixada Santista.

Os estudos de projeto estrutural utilizam sistemas informatizados e modernos equipamentos para o dimensionamento de estradas, hidráulica, construção, além de planilhas de cálculo, entre outros.

Leia também: Curso de Engenharia Civil: conheça mais sobre a graduação!

• Projetos

Em todos os semestres, é estimulada a troca de experiências com projetos interdisciplinares entre os estudantes das diversas engenharias em dinâmicas. Elas movimentam o campus e promovem o espírito acadêmico, induzem a proatividade e permitem a socialização e o aprendizado de forma muito eficaz.

Saiba mais: Alunos de Engenharia e Arquitetura da Unisanta visitam a Feicon

• Egressos de destaque

Nossos alunos são destaque por onde passam, com inúmeros talentos com reconhecimento internacional. Na área de Engenharia Civil, vale destacar Matheus Ruiz que atua no Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta desde 2014. Neste período de trabalho, o engenheiro acompanhou as ressacas intensas que ocorreram em Santos em 2016, que o levaram a desenvolver sua dissertação de mestrado pelo Instituto Oceanográfico da USP (IO-USP) e um artigo científico, publicado em uma revista internacional.

Outro egresso de sucesso é Alessandra de Aquino Silva. Formada em 2017, que alcançou o 1.º lugar no concurso para engenheiro civil da Prefeitura Municipal de Santos em 2024. Confira sua história aqui

Gostou? Inscreva-se no curso aqui e aproveite todas as oportunidades da Unisanta!