Ex-aluna da Unisanta conquista primeiro lugar em concurso para Engenharia Civil da Prefeitura de Santos

2693

Alessandra de Aquino Silva, engenheira civil formada pela Universidade Santa Cecília em 2017, alcançou o 1.º lugar no concurso para engenheiro (a) civil da Prefeitura Municipal de Santos em 2024, consolidando uma trajetória marcada por muita determinação.

Nascida e criada em Miracatu, uma pequena cidade no Vale do Ribeira (SP), Alessandra sempre viu a educação como a chave para transformar sua realidade. Com o apoio incondicional de sua mãe, que sempre a incentivou a valorizar os estudos, desenvolveu desde cedo uma paixão por exatas, conquistando medalhas olímpicas em matemática ainda no ensino fundamental.

Determinada a cursar engenharia, ela conseguiu uma bolsa integral na Universidade Santa Cecília, onde contou com o apoio de professores que marcaram sua trajetória, como Serginho (Cálculo), Moino (Mecânica dos Fluidos), Hildebrando (Pontes e Concreto) e Correa (Probabilidade e Estatística).

Após a formatura, Alessandra se dedicou aos concursos públicos, uma escolha que exigiu bastante disciplina. “Muitas vezes tive que conciliar os estudos com trabalho e, para tal, acordava às 4h da manhã a fim de garantir minha meta de estudo diária. Foram diversos mapas, resumos e flashcards, estudando o perfil de cada banca e sempre resolvendo muitas questões. No entanto, a maior lição que aprendi é que o comprometimento de sentar e estudar todos os dias, mesmo que por apenas 1 hora, é a chave para alcançar a aprovação”, conta a engenheira.

Além do 1.º lugar em Santos, Alessandra acumulou outras vitórias, como o 8.º lugar em São Vicente (2019), 6.º lugar na Prodesan Santos (2019) e em Mauá (2020), 3.º lugar em Ilha Comprida (2021), 1.º lugar em Mongaguá (2021), 7.º lugar na Setec Campinas (2021), 13.º lugar em Jaguariúna (2021) e 2.º lugar em Nova Odessa (2024).

Atualmente, ela aplica sua expertise em engenharia na Prefeitura de Santos – setor de Defesa Civil – onde trabalha para garantir a segurança e o bem-estar da população: “Atuo principalmente na avaliação e gerenciamento de riscos estruturais em diversas edificações, desde moradias informais até grandes estruturas, como pontes e galpões industriais. Meu trabalho envolve identificar vulnerabilidades e propor soluções para prevenir acidentes. Além disso, participo em projetos de prevenção de desastres, orientando a população sobre áreas de risco e medidas de segurança. Em emergências e crises, estamos prontos para agir”.

Alessandra também se destacou em eventos e congressos, como o Cobric 2017, onde apresentou um trabalho sobre a “Avaliação de custo e durabilidade de material de uso militar utilizado na pavimentação provisória, quando aplicado ao uso civil, em rodovias”.
Sua trajetória é um exemplo de como a dedicação e o foco podem transformar sonhos em realidade. “Nada disso teria sido possível sem o incentivo das pessoas que amo e sem a oportunidade e a bagagem que a Unisanta me ofereceu”, finaliza Alessandra.