TID – Conheça o curso voltado para a Terceira Idade

185

A terceira idade pode ser um momento desafiador na vida de muitos, na qual os idosos se sentem excluídos ou atrasados na comunidade em que vivem. Porém, é importante entender que sua participação social é essencial para um envelhecimento bem-sucedido.

A sua participação contínua na sociedade melhora a qualidade de vida e o bem-estar. Por isso, a Unisanta oferece o Curso Livre “Para Melhor Idade”, também conhecido como TID (que surge da palavra Terceira Idade).

O curso tem como principal objetivo proporcionar aos alunos conhecimentos necessários, importantes e diversificados, através de um currículo disciplinar adequado, visando promover um desenvolvimento pleno e repleto de momentos de descontração, lazer e alegria.

Conheça mais!

Como surgiu o TID?

Em 2018, antes da pandemia, os cursos para Terceira Idade em Santos eram um caminho especial para os idosos. Eles partiram da verificação de que a continuidade das aulas era um fator extremamente importante para aqueles que se dispunham a sair de casa e novamente frequentar uma escola.

Assim, a ideia foi acolhida pela Unisanta no mesmo ano, sob a coordenação da Profª. Cristina Matos, na época coordenadora da Pós Graduação. A corpo docente contou com diversos professores da própria instituição, como o Prof. Aristides Brito, da área de Publicidade e Propaganda.

Como são as aulas do TID?

Desde o começo, a coordenação do curso teve o cuidado de oferecer aulas diferenciadas, que explorassem o novo para quem fosse participar. Entre as aulas, estavam astrologia (produção de mapa astral), jogos para estimular a memória, dança sênior, fotografia, inteligência emocional e até mesmo visita a exposições em São Paulo.

Hoje, as aulas são divididas em módulos de 12 horas/aula, sendo que cada módulo tem 4 aulas de 3 horas cada. Essas aulas acontecem todas as terças e quintas, das 14h às 17h, e incluem um momento especial de 30 minutos no qual tem coffee break, proporcionando a todos os alunos momentos de descontração.

Leia mais: Alunos do curso da Terceira Idade da Unisanta participarão do lançamento da cartilha do idoso da OAB Santos

“Todos, após as aulas, saem superfelizes e abismados, pois o grupo acompanha as suas aulas com a maior vontade, escuta, dá sugestões de próximas aulas e assim se completam”, comenta a coordenadora do curso, Suely Barros.

Também, ao final de cada trimestre, é realizada uma festa para comemorar os aniversariantes do trimestre. Em outubro, é realizada a festa em homenagem ao Dia do Idoso, que é chamada GincanaMENTE. É convidado um asilo para jogar com os alunos, dama, dominó, cartas, quebra-cabeças. Os que se destacam ganham medalhas e troféus. No final do ano, são entregues certificados de Participação no Curso, com uma festa especial.

Como se inscrever no TID?

Neste ano, foi inaugurada a segunda sala já com 85 alunos. São quatro professores, dando aula e se revezando para que todos tenham a oportunidade de assimilar as suas aulas.

Para participar do curso, são abertas vagas para o público sempre no mês de janeiro de cada ano. No site da Unisanta, na aba cursos Livres, pode ser feita a inscrição e obtidas as informações necessárias, ou basta clicar aqui.

Neste ano, o curso também contou com a presença dos alunos do curso de Psicologia da Unisanta. Eles tiveram a oportunidade de interagir com os idosos, acompanhar as aulas e observar suas necessidades e modo de vida, além de realizar dinâmicas para que, após sua graduação, possam interagir melhor com outros pacientes idosos.