Em 5 de setembro, é comemorado o Dia da Amazônia, bioma que está entre os mais ricos e essenciais para a vida no mundo e que ocupa boa parte do território brasileiro na região Norte. Venha entender a importância dessa data e da preservação dessa riqueza da humanidade.
Como surgiu o Dia da Amazônia?
A data foi instituída pela Lei n.º 11.621, de 2007, fazendo referência à criação da Província do Amazonas, em 5 de setembro de 1850, na época em que o Brasil era governado pelo imperador Dom Pedro II, como informa o site do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
Antes da criação da província, o que hoje é o estado do Amazonas era chamado de Capitania de São José do Rio Negro e fazia parte da Província do Grão-Pará, um grande espaço territorial que também abrangia outros estados atuais do Norte.
A riqueza da Amazônia
Com sete milhões de quilômetros quadrados, sendo cinco milhões e meio de florestas, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) preserva mais de 1,3 milhão de hectares na Amazônia por meio da execução de Planos de Manejo Florestal Sustentável desenvolvidos no bioma.
Nove países integram o bioma amazônico: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. O Brasil possui 60% do bioma, que totaliza 6,7 milhões de km².
A maior floresta tropical do mundo serve de habitat para inúmeras espécies animais e vegetais, além de abrigar diversas comunidades indígenas e tradicionais. Ela também contém a maior bacia hidrográfica do mundo, com o Rio Amazonas, o maior e mais volumoso rio do planeta.
Proteção do bioma
Apesar de ser uma das maiores riquezas naturais do mundo, vastas áreas da floresta amazônica brasileira são desmatadas diariamente. De acordo com dados do Greenpeace Brasil, já foram perdidos 20% da Amazônia e 17% do bioma, o que é alarmante, pois estamos se aproximando de um ponto crítico em que a floresta pode não conseguir mais se regenerar.
Leia também: Evento multidisciplinar promove intercâmbio Brasil/Portugal na Unisanta
Por isso, nessa data o objetivo principal é alertar sobre a destruição da floresta, a importância de políticas de fiscalização e controle, e promover o desenvolvimento sustentável na região, preservando a biodiversidade e mitigando a crise climática global.
O Ibama realiza atividades de fiscalização constantes no bioma, com foco no combate ao desmatamento ilegal, à exploração ilegal de madeira, à caça ilegal e à mineração não autorizada. (Fonte: Ibama)