Escritório Modelo de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo atende o Campus e mais de 50 instituições beneficentes com projetos

924

Mais de 50 instituições já foram beneficiadas com projetos desenvolvidos pelo Escritório Modelo de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Santa Cecília – Unisanta. Creches, escolas, igrejas, centros, associações de moradores e outros locais receberam projetos arquitetônicos de construção, de reforma, de regularização e estrutural desenvolvidos pelos docentes com a participação dos alunos.

Campus – Além das entidades, o Campus da Unisanta também recebeu novos projetos e adaptações feitas pelo Escritório Modelo. O Laboratório de Inovação Tecnológica (InovFabLab) da Universidade é um dos exemplos de trabalhos realizados pelo Escritório para a instituição.

“A equipe desenvolveu vários estudos para a implantação do espaço até a solução final. O principal ponto de partida do projeto foi a ‘transparência’. O espaço tinha que ser visto e, principalmente, usado pelos alunos, garantindo também a boa circulação e funcionalidade espacial”, explica o supervisor de projetos do Escritório, o arquiteto André de Freitas.

O trabalho contou com a participação dos professores Sergio Schina, Carlos Alberto Moino, Cesar Capasso, Manoel dos Santos Neco, Ana Paula dos Santos Nascimento e Nelson Gonçalves. Entre os alunos envolvidos estão: Victor de Jesus, responsável pela parte de 3D, Rafaela Peloso e Rhaissa Souza de Oliveira, que atuaram na medicação do local.

Ainda no Complexo Educacional Santa Cecília, entre as construções mais recentes está a nova entrada da Unisanta na Rua Oswaldo Cruz, 258. Esse projeto desenvolvido pelo Escritório Modelo reorganizou o fluxo de alunos, setorizando os acessos entre Universidade e Colégio Santa Cecília.

Colaboraram com o estudo os alunos Lucas Teixeira Furlani, Izabela Gomes e Pedro Morelli, na parte do projeto, Giovanna Quessada, no 3D, além de Camila Correa e Kamille Cristina Mendes, na medição. Eles foram supervisionados pelos arquitetos e docentes Nelson Gonçalves e Ana Paula Nascimento.

“A principal função do Escritório Modelo é promover a proximidade do aluno com o mercado de trabalho, contribuindo para que a vida acadêmica encontre a realidade do mercado, criando experiências fundamentais para a formação de nossos alunos”, afirma Freitas.

Comunidade e entidades – O Escritório também realizou estudos para a comunidade, como a adequação do projeto de recuperação do Palácio da Polícia, com o desenho universal para a acessibilidade e banheiros adaptados, elementos da fachada e adequação orçamentária da obra. Participaram desse projeto os alunos: Alexandre Ribeiro, Amanda Galasso, Ana Carolina Alvarez, Anderson de Araújo, Carolina da Silva, Diego de Magalhães, Douglas Hanashiro, Estefany Alves, Ester dos Santos, Evinly de Oliveira, Felipe Batista, Filipe Sega, Gabriel da Silva, Gabriel Rodrigues, Giovanna Sarabando, Guilherme Pinheiro, Isabella de Lima, Juliana Silva, Juliana Gomes, Maria Laisa Dubiela, Paloma Avelino, Pedro Henrique Correia, Pedro Henrique Pinheiro, Pedro Fraga, Veronica Trindade, Victor Feire e Vivian Christiano.

Outro destaque foi o trabalho realizado para a Pinacoteca Benedicto Calixto. André explica que o Escritório Modelo produziu e atualizou o projeto do Museu de Arte de Santos – MAS, espaço criado pelo renomado arquiteto Paulo Mendes da Rocha e o escritório METRO Arquitetos Associados.

“Esse projeto será implantado no terreno da Pinacoteca (frente para a Epitácio Pessoa) e sofreu alterações no decorrer de seu desenvolvimento. Produzimos o material promocional para a divulgação e captação de recursos para a execução. Isso inclui a maquete eletrônica do prédio da Pinacoteca e do Museu de Arte e a ambientação dos espaços entre eles”, explana explana o arquiteto, que fez a supervisão do projeto e contou com o apoio dos alunos Matheus David Jordão e Mariana Kazze.

O Instituto Ecofaxina também usufrui dos serviços arquitetônicos oferecidos pela Unisanta. Os alunos Matheus Jordão Silva e Mariana Kazze desenvolveram o projeto arquitetônico e elaboraram o levantamento dos materiais necessários para a construção da base operacional do instituto, que será feita a partir de doações.

Também está em andamento o projeto estrutural da nova sede da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) de Iguape. O trabalho contempla toda a parte administrativa, educacional, esportiva e clínica terapêutica do local.

O projeto, do qual participaram Juliana Andrella Vassallo e Raíssa Hoppen, ex-alunas da Unisanta, foi continuado pelo estudante Matheus Jordão David Silva, sob a supervisão dos arquitetos Ana Paula dos Santos Nascimento, Evandro Guardia e do coordenador mestre arquiteto André de Freitas.

Escritório Modelo – Implantando em 1994, o Escritório Modelo de Engenharia Civil da Unisanta foi criado para dar uma visão real das atividades dos engenheiros, arquitetos e designers por meio do estudo de casos de projetos e do dimensionamento de estruturas.

Além de possibilitar a prática profissional, tem como proposta a execução de projetos de cunho social, uma vez que são atendidos, gratuitamente, pedidos de instituições de caráter beneficente, muitas vezes com mais de um trabalho.

Entre as instituições que já foram atendidas estão: Creche Padre Lucio Floro, Atracadouro, Educandário Anália Franco, Camp – Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro Rio Branco, Casa Comunhão Santa Madre Paulina, Carmelo – Comunidade Religiosa Contemplativa de Clausura, Creche São Jorge, Creche Amor à Vida, Creche Rotary Club – Irmandade Santa Casa da Misericórdia de Santos, E.E.P.S.G. Brás Cubas, Escolinha de trânsito – Setrans de São Vicente, Gota de Leite – Assistência à Infância de Santos, IGHS – Instituto Histórico e Geográfico de Santos, Agility Dogs, Praça Champagnat, NAPNE – Núcleo de Atendimento a Portadores de Necessidades Especiais e Sociedade São Vicente de Paulo.

Podem procurar o Escritório Modelo da Unisanta todas as instituições filantrópicas e famílias de baixa renda (abaixo de 3 salários mínimos) para projetos arquitetônicos de construção, de reforma, de regularização e estrutural. A Unisanta somente fornecerá os projetos, e não os profissionais para assumir a responsabilidade técnica e acompanhamento de obras.

Informações pelo telefone: (13) 3202-7100, ramal 145, ou pelo e-mail escmodel@unisanta.br