Ex-aluno de Engenharia Civil, Matheus Ruiz tem artigo científico publicado em revista internacional

778

Ex-aluno de Engenharia Civil da Universidade Santa Cecília, Matheus Ruiz atua no Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-UNISANTA) desde 2014. Neste período de trabalho, o engenheiro acompanhou as ressacas intensas que ocorreram em Santos em 2016, que o levaram a desenvolver sua dissertação de mestrado pelo Instituto Oceanográfico da USP (IO-USP) e um artigo científico, publicado em uma revista internacional.  

Intitulada Modelagem de eventos extremos de nível do mar no Sistema Estuarino de Santos, São Vicente e Bertioga durante o ano de 2016, a dissertação de Matheus contou com a contribuição dos pesquisadores Renan Ribeiro, Alexandra Sampaio (NPH-UNISANTA) e Joseph Harari (IO-USP) 

O NPH-UNISANTA​ é um laboratório em que trabalhamos muito com modelos numéricos, que simulam e realizam previsões das condições oceanográficas em todo o estado de São Paulo. Optei por trabalhar com a simulação de eventos extremos de nível do mar, que no ano de 2016 causaram inundações costeiras em diversas regiões da Baixada Santista”, explica Matheus, que afirma que o trabalho realizado no Núcleo foi essencial para o desenvolvimento da dissertação e do artigo. 

Alexandra Sampaio, professora e coordenadora do NPH, comentou sobre o aprendizado que o núcleo da Unisanta oferece aos universitários envolvidos: “a oportunidade de desenvolver habilidades de pesquisa na área acadêmica possibilita aos alunos um olhar investigativo mais profundo dos problemas e desafios ambientais que enfrentamos”.

A pesquisadora ainda falou sobre o feito do engenheiro Matheus Ruiz: ”Desde seu período como aluno, ele sempre foi muito dedicado e comprometido com as atividades de pesquisa do NPH. […] Para um professor, não existe nada mais gratificante do que acompanhar o desenvolvimento profissional do aluno. Nós temos novos alunos que continuamente participam das atividades do NPH, os quais hoje ele também acompanha e auxilia muito bem. Espero, assim, que sua trajetória sirva cada vez mais de exemplo e orientação para muitos estudantes de graduação e profissionais que aguardam novas oportunidades.”

De 2014 a 2017, o ex-aluno atuava como estagiário, até passar a ser Técnico de Laboratório do NPH. “Quando ele começou era um garoto, estudante de engenharia, não conhecia o trabalho que é realizado no NPH, ou mesmo sobre área de pesquisa científica em geral, e com o tempo, o Matheus foi aprendendo sobre a área de modelagem numérica, de oceanografia, de pesquisa. Desde então, ele tem evoluído pessoal e profissionalmente e espero que evolua ainda mais e possa continuar colaborando conosco no NPH”, afirma Renan. 

Decorrente da dissertação, Matheus também desenvolveu um artigo científico, intitulado Numerical modelling of storm tides in the Estuarine System of Santos, São Vicente and Bertioga (SP, Brazil), publicado na revista internacional Regional Studies in Marine Science, Special Issue: Latin American Physics of Estuaries and Coastal Seas: LAPECO2019 

Publicar um artigo em uma revista científica internacional é o auge para um pesquisador; a sensação de contribuir para o avanço da ciência é incrível, principalmente em um momento tão difícil para a ciência em nosso país. Esse tipo de publicação traz uma visibilidade muito grande para o nosso trabalho, nacional e internacionalmente, disse o ex-aluno. 

Matheus sempre foi dedicado na área acadêmica. Em 2016, enquanto ainda era aluno e estagiário no Núcleo, participou do Congresso Brasileiro de Iniciação Científica e conseguiu o primeiro lugar na categoria Engenharia com o Estudo do Impacto da Poluição Difusa na Balneabilidade das Praias de Santos e São Vicente 

O artigo científico está disponível de forma gratuita até o dia 12 de junho. Para ler, basta acessar este link.