No dia 11 de fevereiro, celebra-se o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, uma data dedicada a reconhecer e exaltar o destaque das mulheres nessa área. Na Unisanta, não poderia ser diferente: o corpo docente, discente e até mesmo os egressos se destacam no campo das ciências.
Descubra mais!
Como surgiu o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência?
Em 22 de dezembro de 2015, a Assembleia Geral das Nações Unidas instituiu o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, comemorado anualmente, para reconhecer a importância do papel desempenhado por elas na ciência e na tecnologia, conforme a Resolução A/RES/70/212.
A data é implementada pela Unesco e pela ONU-Mulheres, em parceria com instituições e organizações da sociedade civil, com o objetivo de incentivar a participação ativa de mulheres e meninas na ciência, segundo a Unesco.
Essa celebração representa uma oportunidade para promover o acesso igualitário à ciência e fomentar a participação plena de mulheres e meninas nesse campo. A Agenda 2030 reforça o compromisso de “não deixar ninguém para trás” ao abordar desigualdades interseccionais com dados desagregados por sexo.
Conheça nossos talentos
Na 16.ª edição do Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (Cobric), entres os vencedores, as alunas Larissa Medeiros e Giovanna dos Santos Meles levaram o prêmio de Melhor Trabalho de Iniciação Científica – Prêmio Prof.ª Nilza Pirilo Teixeira, na área de Ciências Exatas e da Terra; Engenharias e Ciências Agrárias.
Confira o trabalho aqui.
![mulheres-na-ciencia-herbario](https://noticias.unisanta.br/wp-content/uploads/2024/02/UNISANTA-696x522.jpg)
No Herbário da Unisanta, a equipe de estagiárias e sua coordenadora destacam a diversidade. Elas demonstram toda sua dedicação pela biologia e expressam o desejo de preservar todas as espécies possíveis de plantas da região da Baixada Santista.
Confira mais aqui.
Egressos
Formada na Unisanta, bióloga marinha e mestre em Ecologia, Gabriela Campos Zeineddine trabalha com gestão pesqueira no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Fernando de Noronha, um dos mais reconhecidos cenários naturais brasileiros protegidos legalmente pelo poder público.
Confira mais aqui.
Com uma jornada marcada por conquistas e dedicação, Letícia Parada ingressou na Unisanta em 2012 para cursar a Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp). Posteriormente, ingressou no mestrado em Ecologia e no doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental na Unisanta, destacando-se como bolsista da Capes.
Confira mais aqui.
Consultora em empresas do ramo ambiental e de tecnologia marinha, Amanda Aparecida Carminatto tem orgulho de trabalhar em prol do desenvolvimento sustentável e da ciência. Mestre em Ecologia e licenciada em Ciências Biológicas pela Unisanta, ela dedica boa parte de seu sucesso profissional aos conhecimentos obtidos na instituição de ensino.
Confira mais aqui.
A cirurgiã-dentista Anaeliza Figueiredo, formada na Unisanta, se destaca pela dedicação à odontologia e à ciência. Depois de concluir a graduação, continuou sua jornada acadêmica ingressando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas da Universidade de São Paulo (USP).
Confira mais aqui.