Anaeliza Figueiredo: uma trajetória de dedicação à odontologia e à ciência

A Gratidão pela Oportunidade

Desde os primeiros anos de vida escolar até a conclusão da faculdade, Anaeliza foi uma das beneficiadas pela campanha especial promovida pelo Colégio Santa Cecília, em parceria com o jornal A Tribuna, que concedeu bolsas integrais a 22 crianças, incluindo Anaeliza. “Eu me sinto uma pessoa privilegiada por ter tido essa oportunidade de ter toda minha formação ofertada pela instituição”.

A Jornada Acadêmica e Profissional

Ingressando no curso de Odontologia na Universidade Santa Cecília, Anaeliza encontrou mentores que a incentivaram a explorar seu potencial acadêmico. “Durante a faculdade, a gente sempre é muito preparado pro mercado de trabalho, ainda mais dentro da odontologia que é estritamente prática”. Anaeliza destaca também a importância do apoio de seus professores, especialmente Marilene Bargas, que encorajou a desenvolver um currículo acadêmico e abrir portas na área de pesquisa e docência.

A Busca por Mais Conhecimento e Oportunidades

Depois de concluir a graduação, Anaeliza seguiu sua jornada em busca de mais conhecimento e oportunidades. Ingressou no Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas na Universidade de São Paulo (USP), onde atualmente é candidata ao título de Doutora na Área de Concentração: Patologia Oral e Maxilofacial e Pacientes Especiais. Sua expertise na área dos lasers na odontologia a levou a ministrar cursos de Capacitação e Habilitação em Lasers na Odontologia, além de palestrar em congressos nacionais e internacionais.

A Dedicação à Prática Clínica e à Pesquisa Científica

Além de sua atuação clínica, Anaeliza é engajada na pesquisa científica, tendo desenvolvido sua dissertação de mestrado e tese de doutorado na área dos lasers na odontologia. Ela compartilha: “ Me divido entre três pilares: o clínico, o ensino e a pesquisa”. Anaeliza também destaca sua participação no grupo de pesquisa de patologia experimental do Laboratório de Patologia Geral da Faculdade de Odontologia da USP, onde colabora mesmo depois de ter concluído seu mestrado.

O Legado da Universidade Santa Cecília e a Missão de Contribuir

Para Anaeliza, a Unisanta não é apenas uma instituição de ensino, e sim um pilar fundamental em sua trajetória profissional e pessoal. É com esse sentimento de gratidão que ela continua sua missão de contribuir para o avanço da odontologia e da ciência, levando consigo os valores e ensinamentos que recebeu ao longo de sua formação. “De fato tenho um sentimento de muita gratidão e coloco toda essa conquista também para a Instituição por ter caminhado junto comigo e ter me dado a oportunidade para que eu pudesse me desenvolver profissionalmente”.

O Futuro e os Desafios

Anaeliza compartilha também suas aspirações para o futuro, destacando seu compromisso em continuar contribuindo para o avanço da odontologia e da ciência, além de seu interesse em explorar novas oportunidades de pesquisa e ensino. “Tenho o desejo de continuar crescendo e aprendendo, buscando sempre novos desafios e oportunidades para fazer a diferença na área de saúde bucal e na formação de novos profissionais”.