Incêndios por eletrodomésticos: riscos e precauções

60

No dia 17/3, um apartamento pegou fogo pela manhã devido ao superaquecimento do ar-condicionado do imóvel, localizado no bairro José Menino, em Santos. Ninguém ficou ferido.

O apartamento já havia sido abandonado pelo casal que mora no local com a chegada das equipes dos bombeiros. Um vizinho usou um dos extintores do prédio para apagar as chamas. Os bombeiros entraram no local e finalizaram o combate ao fogo. A fuligem causada pelo incêndio ficou espalhada por todo o imóvel.

Incêndios relacionados com eletrodomésticos como ar-condicionado estão se tornando cada vez mais frequentes, principalmente com as ondas de calor fazendo aumentar o consumo de energia durante o verão. O manuseio desses equipamentos, no entanto, exige cuidados para evitar incêndios que podem ser provocados pelo excesso de carga elétrica.

Qual é a razão dos incêndios com eletrodomésticos são tão frequentes?

Segundo o professor de engenharia elétrica da Unisanta, Alexandre Shozo Onuki, existem diversos componentes que podem causar incêndios:

  • Instalação elétrica: composta basicamente por condutores de energia, tomadas, interruptores, soquetes e dispositivos de proteção elétrica. Neste sistema o incêndio inicia normalmente com o aquecimento dos elementos devido principalmente à sobrecarga ou por problemas de conexão.

Com isso, ele informa que é importante realizar uma manutenção no sistema elétrico para substituição de equipamentos com defeito ou desatualizados. “É necessário realizar uma análise para aferir se a instalação elétrica é compatível aos equipamentos, pois em muitos casos ocorreram aumento da potência dos equipamentos atuais”.

Além disso, é importante não alterar as características dos condutores ou disjuntores existentes, pois tal conjunto foi dimensionado para evitar um sobre aquecimento nos cabos elétricos.

  • Pontos de aquecimento: sobretemperatura pode ser sentida quando as tomadas e interruptores forem manuseados; caso for identificado o problema recomenda se chamar um profissional. Outra forma de identificar o aquecimento é pelo odor de queimado.
  • Limites de cada tomada: quando utilizar um equipamento com plug (macho) mais grosso que a tomada (fêmea) existente, é necessário trocar a tomada e nunca o plug, pois existem dois tipos de tomadas, 10 e 20A, que possuem encaixe de espessuras diferentes.

Quais tipos de equipamentos são mais comuns nesses incêndios?

Segundo Shozo, alguns equipamentos, como o ar-condicionado, podem iniciar incêndios devido ao acúmulo de sujeira em seu interior, junto com a umidade, provocando sobrecargas no sistema elétrico.

Assim, o travamento nos dispositivos mecânicos ocasionando sobrecarga nos motores e sobreaquecimento no sistema como um todo e o término da vida útil do equipamento. Para minimizar estes problemas, ele recomenda uma manutenção periódica e a substituição em função do término da vida útil do equipamento.

Além disso, sobre carregadores de dispositivos móveis, o principal problema que pode ocasionar um princípio de incêndio é o aquecimento devido à sobrecarga ou falta de refrigeração.

Neste caso, para reduzir a incidência de acidentes, é importante que os usuários utilizem carregadores com potência superior ao indicado no manual do usuário. Além disso, é importante garantir que os equipamentos tenham homologação da Anatel, sejam instalados em áreas ventiladas. Deve-se evitar também que fiquem conectados permanentemente nas tomadas.

A precariedade construtiva e a falta de elementos de proteção elétrica tornam as extensões elétricas e multiplicadores de tomadas (benjamin) também causadores de incêndio. Não é recomendada sua utilização, mas, em caso de necessidade, devem ser aplicados de forma temporária e apenas em equipamentos que possuam baixo consumo de energia.

Também, sempre verifique se o condutor ou plugs não estão aquecendo em excesso. Caso seja necessário o fornecimento de energia de forma permanente, chame um profissional e faça a instalação de uma nova tomada.

Fonte: Santa Portal e BoqNews