Bolsistas Pibid de Educação Especial e História EAD apresentam projetos finais, dia 26/3

80

Alunos dos cursos de Licenciatura EAD em Educação Especial e História da Universidade Santa Cecília – Unisanta contemplados no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid, do governo federal, apresentam seus projetos finais, dia 26/3. O evento será realizado presencialmente, no Consistório da instituição, às 19h30.

Durante 18 meses, 48 estudantes atenderam e elaboraram atividades destinadas a crianças em três escolas públicas de Santos. Nesse grupo, também estão incluídos três alunos com bolsas do Programa de Iniciação Científica – PIC-Unisanta.

Criado pela Diretoria de Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Pibid oferece bolsas de iniciação à docência aos estudantes que se dediquem nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública.

Já o PIC–Unisanta serve de incentivo à formação dos estudantes e privilegia os alunos com bom desempenho acadêmico e os projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada.

Para a coordenadora Institucional Pibid, Prof.ª Dr.ª Márcia do Valle, a experiência que o projeto proporciona garante um conhecimento para o futuro exercício da docência.

“Tem sido um acalento para as crianças com deficiência e uma enorme colaboração para as escolas públicas e para formação docente e vivência de todos os envolvidos. O Pibid impulsiona a carreira docente e atrai novos alunos para o trato pedagógico no processo de ensino-aprendizagem das crianças”, afirma a coordenadora.

Educação Especial – A Unisanta é a única instituição do Brasil com alunos do curso de Educação Especial EAD no Pibid, que realizou atividades práticas destinadas a crianças com deficiência em três escolas de Santos.

O curso de Licenciatura em Educação Especial, na modalidade EAD da Unisanta, é o 1º curso de Educação Especial reconhecido no país, com Portaria Publicada no Diário Oficial da União. Na visita do processo de Reconhecimento pelo MEC, a Comissão de Avaliação atribuiu ao curso a nota 4,31 (escala 0 a 5), o que representa o conceito geral “Muito Bom”.

“Esse trabalho em EAD, no curso de Educação Especial, é inédito no país e está transformando vidas na prática. Sem falar que temos o 1º curso de Licenciatura em Educação Especial, reconhecido pelo MEC. Além disso, as bolsas Pibids são importantes para a Unisanta, uma Universidade que atua na sociedade, inclusive na modalidade EAD”, afirma o diretor de Educação a Distância da Unisanta, Prof. Dr. Marcelo Cruz.