Novo Projeto “Cine RI” da Unisanta oferece visão interdisciplinar e reflexiva para alunos de Relações Internacionais

128

O curso de Relações Internacionais da Universidade Santa Cecília lançou, nesta manhã (25), a primeira aula do projeto Cine RI, uma iniciativa que irá enriquecer o aprendizado dos alunos do curso. Idealizado pela coordenadora do Curso de Relações Internacionais, a professora Verônica Scriptore Freire e Almeida, o “Cine RI” busca trazer uma nova dimensão ao ensino, incorporando a visualização de documentários e filmes relevantes para as relações internacionais.

O projeto nasceu da visão de que o aprendizado histórico e contextual pode ser aprimorado por meio da experiência audiovisual. A professora Verônica Almeida, ao reconhecer a importância dos filmes como ferramenta de compreensão, idealizou o “Cine RI” como um meio de explorar questões complexas através de narrativas visuais. Como exemplo, destaca-se o documentário sobre o conflito entre Israel e Palestina, que oferece uma perspectiva única, especialmente a partir da visão das crianças afetadas pelo conflito, usado como o primeiro documentário para os alunos.

“Este projeto visa proporcionar aos nossos alunos uma compreensão mais profunda dos problemas e desafios enfrentados no mundo contemporâneo”, afirmou a coordenadora Verônica: “Ao assistir a documentários como esse, os alunos podem não apenas entender a história e o contexto, mas também refletir sobre possíveis soluções para os dilemas atuais”.

O “Cine RI” está estruturado para ocorrer uma vez por mês, com a participação de professores de diferentes disciplinas do curso. Essa abordagem interdisciplinar permite que os alunos obtenham percepções de diversas áreas, enriquecendo sua compreensão sobre os temas abordados nos filmes.

Além disso, o projeto promove debates e reflexões em sala de aula, incentivando os alunos a compartilhar suas percepções e a desenvolver habilidades analíticas e críticas. Embora não haja avaliação formal associada à participação nos eventos do “Cine RI”, os alunos são incentivados a se envolver ativamente, visando ao enriquecimento de seu conhecimento e compreensão.

“A reação inicial dos alunos ao projeto tem sido extremamente positiva”, observou a professora Verônica Almeida. “É inspirador ver como eles estão engajados e interessados em explorar questões complexas de uma maneira tão dinâmica e interativa.”

O “Cine RI” representa um compromisso contínuo da Unisanta em oferecer uma educação de alta qualidade e relevância para seus alunos. Combinando o poder do cinema com a excelência acadêmica, o projeto busca capacitar os alunos a se tornarem pensadores críticos e agentes de mudança no cenário global.