Letícia Parada

Com uma jornada marcada por conquistas e dedicação, Letícia Parada ingressou na Universidade Santa Cecília (Unisanta), em 2012, para cursar a Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp).

“Minha primeira passagem na Unisanta foi de 2012 a 2015 quando cursei a Educação Física. Eu queria muito cursar essa faculdade, porque eu sempre amei praticar esporte, falar sobre esporte, assistir esporte… enfim, respirar esporte é o que faço até hoje. E ser Fefesp foi algo surreal na minha vida, uma grande conquista para quem veio de escola pública como eu”.

Trajetória na Unisanta

Durante seu tempo na Fefesp, Letícia trabalhou ao lado de professoras renomadas. “Carla Luguetti me inspirou muito por ser uma pesquisadora extremamente inteligente, estudiosa e forte. Maressa Nogueira também foi muito importante para mim, pois eu estava fazendo estágio em treinamento de natação e ela era treinadora na época”, relembra.

A profissional faz questão de ressaltar ainda os professores Laudier (que ensinava atividades e jogos para crianças e adolescentes), além dos professores Negrelli (falecido), Alexandre Galvão e Débora Rocco.

A educadora física conta que em razão do curso não ser apenas focado no esporte, mas também na área da saúde, se envolveu ainda no campo da ciência. “Fui a primeira aluna da história da Fefesp a publicar um artigo científico”.

Em reconhecimento ao seu trabalho acadêmico, Letícia foi agraciada com diversos prêmios, incluindo o “Prêmio Dr. Milton Teixeira” de melhor pesquisa na área da saúde no Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (Cobric), em 2015 e a medalha Saturnino de Brito da Unisanta em 2016, em reconhecimento à sua excelência como aluna da Fefesp.

Além de seu sucesso acadêmico, Letícia também se destacou em sua carreira profissional. “Trabalhei no hospital Amil Total Care e Bandeirantes como fisiologista do exercício na equipe do docente da Unisanta Alexandre Galvão. Depois fui uma das treinadoras da equipe de natação de Praia Grande e professora concursada da rede escolar no mesmo município, na disciplina de Educação Física”, completa.

Ainda como parte do currículo, Letícia lembra que fez duas importantes viagens à Bolívia, uma delas acompanhada pelo ex-professor de natação da Unisanta, Joel Moraes, onde ministraram uma clínica de natação para a equipe de Tarija e outra para dar treinamento para atletas bolivianos. Também publicou de diversos artigos científicos em revistas de referência na área.

Mestrado e Doutorado

Sua busca por conhecimento a levou a ingressar no mestrado em Ecologia e, posteriormente, o doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental, ambos na Unisanta, nos quais se destacou como bolsista da Capes.

Seu projeto de doutorado, focado em sustentabilidade ambiental, chamou a atenção da marca Havaianas. “O meu projeto de doutorado tem ganhado também ótimas proporções a começar pelo convite para ser uma das influenciadoras do programa Praia + Limpa da marca Havaianas“, revela Letícia.

A doutoranda afirma ainda que hoje tem mais liberdade nas decisões profissionais que precisa tomar, pois o alicerce foi e ainda vem sendo construído na Unisanta. “Com os estudos na pós-graduação stricto sensu da Unisanta, novos horizontes estão surgindo em minha jornada profissional, conectando a área esportiva com a área ambiental e mostrando que se complementam muito bem, principalmente no que diz respeito à saúde humana e à sustentabilidade”.

Ela lembra a importância do corpo docente de mestrado e doutorado da Unisanta em sua vida. “A professora Milena, por exemplo, foi a ponte para eu ter tido a experiência de trabalhar, durante 6 meses, no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, em 2019. Um lugar mágico que eu tinha o sonho de conhecer e surfar. E a Profa. Ursulla sempre foi fonte de inspiração, não apenas como pesquisadora que faz ciência de verdade, mas como uma excelente mestra”.

Por fim, olhando para o futuro, Letícia está determinada a continuar sua missão de promover a sustentabilidade e o esporte. “Atualmente estou organizando minha agenda para aceitar o convite de ministrar aulas na graduação e pós-graduação lato sensu. Estou desenvolvendo um negócio no campo de sustentabilidade e esporte, atrelado ao reaproveitamento de resíduos plásticos de praia, para assim levar meu projeto para além do campo científico”, conclui.