Formada em Educação Física e mestre em Ecologia, ambos pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), Leticia Parada está realizando um projeto de pesquisa de doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental nesta mesma instituição, orientada pela Profa. Dra. Helen Sadauskas-Henrique (LEBIO-Unisanta).

Em março deste ano, a profissional de Educação Física desenvolveu um projeto em que 780 tampas de garrafas foram coletadas na praia, durante o Carnaval, e transformadas em protótipos de pranchas do tipo handboard. O objetivo da ação foi desenvolver uma metodologia de educação ambiental, além de estimular a percepção ambiental de frequentadores de praias brasileiras, perante a situação problemática do plástico descartado nesses ambientes.

Parada decidiu entrar em contato com a marca Havaianas após um de seus vídeos ter viralizado nas mídias sociais e alcançado diferentes públicos. Após reuniões, a marca conheceu melhor o projeto e convidou a doutoranda para compor o grupo de influenciadores-ativistas ambientais na quinta edição de 2023 do Havaianas Praia + Limpa, desta vez em Itamambuca, Ubatuba, no litoral norte de São Paulo.

Pertencente à agenda de economia circular da marca e do ecossistema de reciclagem, a iniciativa da Havaianas, em parceria com a Worldpackers, busca colaborar com a saúde do planeta, promovendo ações de limpeza em diferentes praias no Brasil e no mundo, além de gerar conversas e reflexões sobre economia circular e reciclagem, juntamente com as cooperativas e o público em geral.

“Eu fiquei muito feliz com o convite, pois a ciência precisa quebrar muitas barreiras ainda. Venho percebendo cada vez mais como a comunidade científica ainda é falha em divulgar a própria ciência que produz. Então eu tenho investido meu tempo na criação de vídeos que falam mais sobre o meu projeto, especialmente no que diz respeito à reciclagem de plástico, pois quero que a ciência esteja no alcance de todos, inclusive de marcas e também de leigos”, afirma Parada.

Além da Profa. Dra. Helen Sadauskas, o engenheiro civil e atualmente aluno de mestrado, Caio Cesar Vicente Reis, também participou da ação em Ubatuba. “O Caio é meu grande parceiro. Ele participa do meu projeto e eu participo no dele desde que nos conhecemos. Ele está reciclando plástico e desenvolvendo telhas, bem como outros materiais relacionados à construção civil. Temos estudado juntos diferentes formas de melhorar nossos processos de reciclagem, um colaborando com o outro, nessa missão em prol do meio ambiente desde junho de 2022. Uma parceira grandiosa e saudável, repleta de muito aprendizado”, conta Leticia Parada.

Na ação do Havaianas Praia + Limpa realizada em Ubatuba, no dia 28 de outubro, foram retirados aproximadamente 25 kg de resíduos da praia de Itamambuca, sendo que boa parte eram plásticos. Após a coleta, Leticia Parada contou sobre seu projeto para os voluntários da ação de limpeza de praia e o impacto positivo gerado não apenas no contexto ambiental, mas também social, pois muitas pessoas passaram a acompanhar os vídeos e a recolherem resíduos nas praias. “Uma das coisas que me marcou no evento foi o brilho nos olhos das pessoas ao segurarem a handplane (prancha de mão), o raspador de parafina, a telha e o chaveiro que fizemos. Acharam incrível o fato de retirarmos plásticos das praias e darmos uma nova vida e destinação para o que antes era chamado de lixo”.