Consultora em empresas do ramo ambiental e de tecnologia marinha, Amanda Aparecida Carminatto segue a profissão que ama e tem orgulho de trabalhar em prol do desenvolvimento sustentável e da ciência. Mestre em Ecologia e licenciada em Ciências Biológicas pela Unisanta, ela dedica boa parte de seu sucesso profissional aos conhecimentos obtidos na instituição de ensino.
“Tudo o que conquistei e todo caminho que trilhei profissionalmente foram graças à formação acadêmica que tive na Unisanta. Contar com o apoio desta instituição e de seus professores fez e faz toda a diferença em minha vida”, afirma a bióloga.
De acordo com Amanda, a qualidade do ensino foi o que a atraiu para a Universidade Santa Cecília e a fez permanecer no mesmo ambiente para o mestrado.
“O curso de Biologia Marinha nesta instituição é referência na Baixada Santista e no estado de São Paulo e um dos mais conceituados no preparo do profissional. A troca, aprendizado e infraestrutura ofertados pela Unisanta tornaram-se fundamentais para a escolha e permanência nesta para integrar o quadro de alunos do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros e Marinhos, mestrado que finalizei no ano de 2018.”
Ainda segunda a mestre, “a universidade conta com professores de excelência e laboratório especializado em ecologia de peixes estuarinos e marinhos, fatores que permitiram meu desenvolvimento profissional, tanto no acadêmico, quanto em consultorias”, destaca.
Consultorias
Atualmente Amanda trabalha simultaneamente em diferentes empresas. Em 2012, ainda na graduação, começou a atuar no Núcleo de Tecnologia Marinha e Ambiental – Nutecmar, empresa de tecnologia subaquática que atua nos segmentos de serviços de inspeção, vendas de equipamentos e cursos.
O início no local se deu após assistir a uma palestra sobre “drones subaquáticos” – ROVs (Remotely Operated Vehicle – veículos operados remotamente). Ela considera o tema encantador e apaixonante pela tecnologia congregada a ciência e meio ambiente. A partir daí, passou a fazer parte do quadro societário da empresa.
“Atuo na gestão financeira administrativa, sou instrutora no curso de Piloto de ROV, ministrando aulas sobre os ROVs na pesquisa científica e na arqueologia subaquática e piloto equipamentos em inspeções subaquáticas (esses trabalhos englobam inspeções em reservatórios, pontes, hidrelétricas, cascos de embarcações, estruturas submersas e pesquisas de caráter científico e arqueológico), na coordenação e elaboração técnica dos relatórios”, explica.
Já na Biotec, empresa de consultoria ambiental idealizada por ela e mais duas amigas, em 2022, opera no segmento de serviços ambientais, desde a realização de:
- mapeamentos subaquáticos;
- batimetria;
- inspeções subaquáticas;
- laudos de fauna e flora;
- avaliações ambientais, qualidade da água e em comunicação social e institucional.
Na Geo Brasilis, consultoria ambiental multidisciplinar, é a bióloga responsável e atua na área de gestão ambiental e planejamento urbano, através de:
- análises setoriais de Planos de Manejo em Unidades de Conservação;
- avaliações ecológicas rápidas;
- estudos e licenciamentos ambientais dos aspectos bióticos;
- planos setoriais (saneamento/resíduos sólidos);
- planos diretores; e
- estudos de impacto de vizinhança.
Planos futuros
Amanda é ainda pesquisadora associada do Acervo Zoológico da Unisanta – Azusc e do Laboratório de Ecologia Humana. Foi onde desenvolveu grande parte de sua dissertação, tese e outros trabalhos em sua linha de pesquisa em ecologia de peixes recifais, em conjunto com a equipe do laboratório. Desde 2023, ministra aulas no ensino médio de escolas estaduais depois de ser aprovada em concurso público.
Para o futuro, pretende continuar em projetos ambientais e de planejamento urbano, ampliar atividades e projetos de pesquisas, ministrar aulas e desenvolver pesquisas. Além de também, realizar pós-doutorado envolvendo a biologia e ecologia de peixes marinhos e equipamentos subaquáticos de exploração.
“Com a segurança e a confiança que a Unisanta me passou, tenho sempre muito entusiasmo pelo futuro. Sei que posso permanecer fazendo o que amo e que, com foco e dedicação, posso contribuir para um mundo mais sustentável”, conclui.