Uma das artes marciais mais conhecidas do mundo, Karatê, de origem japonesa, é uma modalidade que combina autodefesa, filosofia e treinamento físico rigoroso. Atualmente, milhões de pessoas praticam em diferentes níveis, desde o recreativo até o competitivo.

Conheça nossos talentos na modalidade:

Brenda Padilha
Foto: Reprodução/Instagram

A carateca da Unisanta, Brenda Padilha (Sesi Cubatão e Fupes), é tricampeã pan-americana, tetracampeã sul-americana, hexacampeã brasileira e está no top 20 do ranking mundial da categoria.

Em 2023, conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, Chile, na categoria +68kg.

A ceciliana venceu quatro lutas contra representantes da República Dominicana (5 a 3), Peru (2 a 0), Colômbia (4 a 3) e Chile, para se firmar entre as melhores do continente.

Foi a primeira participação da carateca nos Jogos Pan-Americanos. “Estar entre as melhores da América é importante para mostrar que todo trabalho que tenho feito, junto aos meus professores, minha família e pessoas que me apoiam, está funcionando”, concluiu a atleta.

Paulo Bartolo (Docente)
Foto: Prefeitura de Santos

Para promover o Karatê universitário e projetos esportivos e sociais do Karatê, o professor de Karatê, Paulo Bartolo, palestrou em Harvard, em Boston – Estados Unidos, em 2023.

No evento, foi lançado um dos livros do docente na versão com a língua inglesa, chamado The Karate Kids Manual, para crianças que estão ingressando no esporte.

“Mesmo estando em português, as crianças começaram a gostar do livro, o que nos motivou a fazer a versão inglesa chamado Manual do KarateKids, a versão em português foi recém-lançada e é um livro voltado para crianças. Eu levo o nome da Universidade aonde vou, sempre foi minha casa, fui criado aqui, fiz duas faculdades aqui e dou aula há muito tempo, tenho esse laço que é sempre um prazer”, afirmou.

Sobre o Ginásio Poliesportivo

O Complexo Santa Cecília oferece o karatê no Ginásio Poliesportivo, que funciona como o epicentro das atividades esportivas no campus, acolhendo desde aulas práticas das faculdades até competições de alto nível. Com um histórico de sediar grandes eventos, o ginásio é um símbolo do compromisso da Unisanta com a promoção do esporte na comunidade.