Conheça os cinco motivos para escolher o curso de Engenharia Elétrica na Universidade Santa Cecília (Unisanta)!

Está começando a pesquisar qual faculdade fazer e tem interesse em Engenharia Elétrica, mas ainda está com algumas dúvidas? Não se preocupe! Neste post, vamos apresentar a você cinco motivos para escolher o curso de Engenharia Elétrica na Universidade Santa Cecília (Unisanta).

1 – Laboratórios tecnológicos

Sintonizado com a inserção de novas tecnologias nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, a Unisanta conta com a melhor infraestrutura na área de Engenharia e Tecnologia da região e está pronto para preparar seus alunos para o mercado de trabalho.

Os laboratórios disponibilizam equipamentos para simulação real de usinas geradoras, relés digitais de última geração e sistemas de automação e controle de máquinas elétricas.

Leia também: Curso de Engenharia Elétrica da Unisanta implanta Sistema de Geração de Energia Solar

Além disso, o InovFabLab, laboratório de inovação da Unisanta, faz parte do Complexo de Laboratórios da Universidade, que atende às exigências da indústria 4.0. Esse laboratório foi inspirado na tradição norte-americana, iniciada no Massachusetts Institute of Technology – MIT, os fab labs, os chamados laboratórios de inovação.

2 – Grandes oportunidades

A Unisanta também oferece convênios e intercâmbios com empresas tomadoras de tecnologias, concessionárias de energia elétrica, institutos de pesquisa e outras universidades do Brasil e do exterior.

A integração dos alunos com o mercado ocorre pela participação em projetos de pesquisa e desenvolvimento para as concessionárias de energia elétrica, reguladas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Esses projetos envolvem alunos e ex-alunos da Unisanta.

3 – Metodologia diferenciada

Com uma grade curricular voltada para a indústria 4.0, os alunos têm aulas práticas desde o 1.º ano de curso. O Método de Aula Invertida incentiva a participação dinâmica para a criação de protótipos em classe, atendendo ao mais atualizado ensino de Engenharia.

O curso também compõe o Núcleo de Pesquisas Eletrônicas da Universidade e os grupos de Lógica Paraconsistente Aplicada em Sistemas Inteligentes e em Automação e Robótica, junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Leia mais: Curso de Engenharia Elétrica: conheça mais sobre a graduação!

Nesse sentido, conta com projetos aprovados no Centro de Tecnologia e Inovação da Baixada Santista (Parque Tecnológico de Santos) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, entre outros concursos e desafios.

4 – Destaque em pesquisas

O Ranking Universitário Folha de S. Paulo – RUF 2023 atestou o curso de Engenharia Elétrica da Unisanta como o melhor da Baixada entre universidades públicas e privadas e entre as dez melhores particulares do país e do estado de São Paulo. Além disso, o curso é destaque entre os cursos da instituição, recebendo, recentemente, 4 estrelas (escala 1 a 5) no Guia da Faculdade, avaliação realizada em parceria entre a Quero Educação e o Jornal O Estado de S. Paulo.

5 – Egressos de destaque

Nossos alunos são destaque por onde passam. Temos inúmeros talentos com reconhecimento internacional, inclusive. Na área de Engenharia Elétrica, vale destacar Américo Ferreira Neto, vice-presidente industrial da Usiminas, que se formou no curso em 1999. Ele atua há três décadas na empresa, que é líder no mercado brasileiro de aços planos e um dos maiores complexos siderúrgicos da América Latina.

Flávio Alves, também ex-aluno, foi homenageado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) em 2023 por seus destaques em atividades acadêmicas no curso. (Conheça mais aqui).

Gostou? Inscreva-se no curso aqui e aproveite todas as oportunidades da Unisanta!