Engenharia Unisanta realiza pesquisa sobre logística de transporte de grãos aprovada pela Autoridade Portuária de Santos

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Em uma iniciativa pioneira selecionada pela Autoridade Portuária de Santos e pela fundação CENEP, os alunos da graduação em Engenharia Química e do mestrado em Engenharia Mecânica da Universidade Santa Cecília (Unisanta) estão desenvolvendo um projeto de pesquisa que visa colaborar com a logística de transporte de grãos e seus derivados entre Cubatão e o Porto de Santos.

Intitulado Movimentação de Grãos e Seus Derivados entre Trechos Urbanos e Portuários por Unidade Pneumática em Fase Diluída, o projeto é coordenado pelos professores Dr. Vitor da Silva Rosa e Dra. Nelize Maria de Almeida Coelho.

Este trabalho também tem por objetivo fomentar o desenvolvimento acadêmico e científico ao proporcionar uma bolsa de mestrado e quatro bolsas de iniciação científica para alunos envolvidos. A iniciativa não apenas aborda um problema logístico significativo, mas também promove uma alternativa sustentável e eficiente em termos de energia e custos. A implementação bem-sucedida deste método pode transformar a maneira como os grãos são transportados no Brasil, trazendo benefícios consideráveis para o meio ambiente e a economia.

O Brasil, como maior produtor mundial de grãos, enfrenta desafios logísticos significativos, particularmente no trecho que conecta Cubatão ao Porto de Santos. Este projeto visa mitigar esses desafios ao propor o transporte pneumático de grãos e seus derivados por meio de dutos, utilizando ventiladores ou sopradores, como uma solução inovadora para aliviar o congestionamento dos trechos urbanos no entorno portuário e das rodovias de ligação. Essa técnica de transporte promete alta velocidade, baixo custo operacional e um impacto ambiental reduzido, oferecendo uma alternativa sustentável aos métodos tradicionais.

A pesquisa envolverá a construção de unidades experimentais em aço inoxidável para levantar dados sobre a perda de carga e friabilidade dos grãos. Além disso, os pesquisadores irão desenvolver modelos matemáticos para prever a velocidade crítica de arraste e simular uma unidade em escala real no trecho entre Cubatão e o Porto de Santos.

Os resultados esperados incluem o comissionamento das unidades experimentais e a coleta de dados cruciais para a modelagem matemática, além de uma análise detalhada dos custos e benefícios econômicos e ambientais. Com um enfoque na economia circular e na redução dos impactos ambientais, o projeto propõe uma solução inovadora que pode servir como modelo para o futuro do transporte de grãos no país.