Dia do Vestibulando: saiba sua importância!

427

O Dia do Vestibulando, celebrado em 24 de maio, serve como um importante lembrete do árduo caminho percorrido pelos estudantes que almejam uma vaga no ensino superior, embora as pessoas não o divulguem tanto.

Muitos experimentam essa fase da vida marcada por uma mistura de pressão, novas responsabilidades e a imensa expectativa de alcançar seus sonhos profissionais.

Que tal saber mais sobre essa data?

Como surgiu o Dia do Vestibulando?

Os primeiros vestibulandos “apareceram” no começo do século XX, com a criação de processos seletivos por conta do crescimento de candidatos interessados em ingressar em universidades. A partir de 1911, as universidades exigiram a realização dos vestibulares para ingresso no ensino superior, substituindo provas orais por exames escritos.

De acordo com o livro “Movimento 24 de Maio”, da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp), em 24 de maio de 1961 os estudantes, com apoio da população, realizaram uma passeata até a Assembleia Legislativa de São Paulo. Eles lutavam pela ampliação dos cursos de Medicina, no estado. No ano seguinte, os legisladores votaram um projeto de lei para criar o Dia do Vestibulando.

Como surgiu o Enem?

A criação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aconteceu em 1998 para ser uma ferramenta de avaliação da qualidade do Ensino Médio no país e se tornou o exame de vestibular mais importante do Brasil. Essa é uma das formas de acesso a diversas universidades e institutos federais.