O Dia do Vestibulando, celebrado em 24 de maio, serve como um importante lembrete do árduo caminho percorrido pelos estudantes que almejam uma vaga no ensino superior, embora as pessoas não o divulguem tanto.
Muitos experimentam essa fase da vida marcada por uma mistura de pressão, novas responsabilidades e a imensa expectativa de alcançar seus sonhos profissionais.
Que tal saber mais sobre essa data?
Como surgiu o Dia do Vestibulando?
Os primeiros vestibulandos “apareceram” no começo do século XX, com a criação de processos seletivos por conta do crescimento de candidatos interessados em ingressar em universidades. A partir de 1911, as universidades exigiram a realização dos vestibulares para ingresso no ensino superior, substituindo provas orais por exames escritos.
De acordo com o livro “Movimento 24 de Maio”, da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp), em 24 de maio de 1961 os estudantes, com apoio da população, realizaram uma passeata até a Assembleia Legislativa de São Paulo. Eles lutavam pela ampliação dos cursos de Medicina, no estado. No ano seguinte, os legisladores votaram um projeto de lei para criar o Dia do Vestibulando.
Como surgiu o Enem?
A criação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aconteceu em 1998 para ser uma ferramenta de avaliação da qualidade do Ensino Médio no país e se tornou o exame de vestibular mais importante do Brasil. Essa é uma das formas de acesso a diversas universidades e institutos federais.
Leia também: Redação do Enem: Formada no Colégio Santa Cecília alcança pontuação de 980
Atualmente a prova organiza-se em 180 questões e uma redação, aplicadas em dois dias de provas. Esse sistema começou a ser utilizado gradualmente com a implantação do Sistema de Seleção Unificado, o Sisu.
Unisanta de portas abertas
“É importante celebrar essa data, pois nos ajuda a olhar com maior atenção para um cenário preocupante. A maioria dos vestibulandos, devido à pouca idade e falta de orientação, tem muitas dúvidas sobre a escolha profissional, o que reflete diretamente na evasão nos anos iniciais do ensino superior”, ressalta Christian Miranda, coordenador do Departamento Universidade Aberta da Unisanta.
A instituição proporciona grandes oportunidades de ingressar no curso dos seus sonhos com a pontuação do vestibular. Veja como:
1. Cursos Presenciais:
Caso esteja pensando em se candidatar ao Vestibular Unisanta, você pode utilizar o Boletim de Desempenho do Enem (de 2013 a 2023).
Desta forma, você é dispensado do exame da Unisanta e ainda concorre a descontos de até 100% nas mensalidades dos cursos presenciais, fazendo parte da Promoção Enem.
Leia mais: Simulado Enem 2024: Veja como fazer!
No ato da inscrição on-line gratuita, você informa as notas do Enem e já tem o resultado imediato, podendo fazer sua matrícula sem a necessidade do vestibular.
Os candidatos aprovados deverão apresentar o Boletim de Desempenho do Enem no ato da entrega da documentação para a matrícula na Unisanta.
Atenção: Se a sua nota da redação do Enem for igual ou inferior a 350 pontos, será necessário realizar o Vestibular da Unisanta.
Os candidatos aprovados terão imediatamente a chance de desfrutar de benefícios exclusivos. Para mais informações, consulte aqui.
2. EAD
Ao se inscrever com a nota do Enem (de 2013 a 2023), você também pode ser dispensado do vestibular e ter o resultado imediato no momento da inscrição on-line gratuita.
Para saber mais sobre programas de bolsas e financiamentos, leia aqui.