Redação do Enem: Fernanda Hoffmann

Aluna formada no Colégio Santa Cecília, Fernanda Hoffmann Affonso alcançou a pontuação de 980 na redação do Enem de 2023 com história de muito esforço e conquistas.

Como foi sua trajetória no Colégio?

Fernanda ingressou no 3.º ano do fundamental, destacando o Colégio Santa Cecília como a base essencial para todo o background, estudos e formação. Durante os anos, a estudante levou os estudos a sério, dedicando-se a tirar dúvidas e realizar as atividades propostas.

A narrativa se estendeu até o ensino médio, onde não apenas manteve essa postura, mas também conquistou feitos notáveis e se envolveu ativamente em atividades extracurriculares.

Rede de Apoio

A jovem conta como a família desempenhou um papel crucial durante seus anos de estudos. Os pais sempre celebraram suas conquistas e forneciam o tempo e espaço necessário para ela estudar e se concentrar.

“Também contei com a diretora Marilisa e a coordenadora Eldirlaya, que não apenas me acolheram calorosamente, mas também fizeram com que eu me sentisse parte da família”, ressalta ela, que, junto ao apoio dos professores, conseguiu desempenhar suas conquistas.

Quais destaques a jovem tem em sua história?

Fernanda conquistou no último ano a medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Porém sua participação não se limitou a essa competição, estendendo-se a outras, como na 16.ª edição da Mobfog, a Mostra Brasileira de Foguetes, na qual seu grupo levou medalha de ouro.

Em 2019, ela também assumiu o cargo de Vereadora Jovem no Projeto Câmara Jovem de Santos, sendo a vereadora titular e presidente da Comissão de Constituição e Justiça. Além disso, também recebeu uma menção honrosa na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2020.

“Todas essas conquistas me forneceram a confiança necessária para continuar trilhando o caminho de estudo árduo. Mesmo quando que não fosse do conteúdo do colégio, essas realizações me abriram muitas portas”, destaca.

Como fez para atingir uma pontuação alta na redação do Enem?

Ela conta que sua base integral do estudo foi construída com que aprendeu no Colégio. Essa foi primeira vez realizando o vestibular, sem o auxílio de cursinhos. Foi por meio do seu envolvimento durante as aulas e seu interesse em entender mais que alçancou uma boa pontuação.

“Optei por priorizar estratégias para compreender como gerenciar o tempo das questões e da redação e sair da prova com mais confiança do que eu tinha feito e o que eu realmente tinha aprendido durante todos esses anos”, conta ela.

Qual curso ela decidiu seguir para faculdade?

Ela contou com a irmã mais velha como um modelo durante as escolhas de curso para a faculdade. Ao longo dos três anos do ensino médio, já tinha em seu top 3 o curso de Odontologia como opção.

Apesar de se destacar em disciplinas exatas, cultivou um interesse contínuo em conectar-se e compreender as pessoas ao seu redor. Foi a área das ciências biológicas que capturou mais sua atenção e Fernanda acabou escolhendo o curso de Odontologia.

Dica para os vestibulandos

Ela recomenda compreender as oportunidades oferecidas pelo colégio, explorando plenamente seus recursos e buscar apoio tanto do corpo docente quanto da coordenação.

“Levando os estudos a sério faz com que você transforme as ferramentas disponíveis para auxiliar no aprendizado, mesmo com o medo, buscando a melhor forma de aproveitamento durante os vestibulares”.