Dia da Engenharia: conheça mais sobre data e área!

599

O Dia da Engenharia, comemorado no Brasil no dia 10 de abril, é uma data para celebrar e homenagear os profissionais que dedicam suas vidas à inovação, ao desenvolvimento e ao progresso da sociedade.

Mas uma dúvida pode surgir: o que exatamente um engenheiro faz e quantos tipos de áreas de engenharia existem no mercado de trabalho?

Primordialmente, o profissional da área visa aprimorar a qualidade de vida das pessoas através da criação de produtos, processos e dispositivos. Ele pensa de forma a beneficiar tanto o ambiente quanto as pessoas, buscando maneiras de realizar tarefas de forma mais eficiente, utilizando menos recursos naturais, energia e tempo.

Venha descobrir primeiro um pouco mais da importância dessa data!

Origem

O Dia da Engenharia celebrado em diversas datas ao redor do mundo, cada uma delas com uma significativa história por trás. No Brasil, é comemorado no dia 10 de abril, lembrando a morte do Tenente Coronel João Carlos de Villagran Cabrita, durante a Guerra do Paraguai, em 1866.

Sua liderança no 1.º Batalhão de Engenharia do Exército Brasileiro foi crucial, e sua expertise em Engenharia Militar e proteção de território contribuiu significativamente para o desenvolvimento dessas áreas no país.

Além disso, no âmbito internacional, desde 2020, o Dia Mundial da Engenharia da Unesco para o Desenvolvimento Sustentável é comemorado em 4 de março, destacando a importância da engenharia para promover soluções sustentáveis em todo o mundo.

Agora, conheça agora mais sobre alguns dos diferentes tipos de engenharia e as suas contribuições em diversas áreas do conhecimento

Engenharia Civil

A Engenharia Civil é a área responsável por projetar, construir e gerenciar obras como casas, edifícios, pontes, estradas e outras infraestruturas. Os profissionais dessa área utilizam conhecimentos de física, matemática e materiais para garantir a segurança e a funcionalidade das construções.

Com 4 estrelas no Guia da Faculdade, ao longo de mais de cinco décadas de ensino de Engenharia, a Unisanta já formou milhares de profissionais, que ocupam posições de destaque em grandes empresas no Brasil e no exterior.

Um dos ambientes de referência na região, o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Unisanta, que faz parte do curso, desenvolve pesquisas sobre a dragagem, ajudando a Defesa Civil de Santos no quesito segurança em níveis climáticos e obras portuárias, além de outros projetos com ênfase ambiental.

Engenharia de Computação

A Engenharia de Computação é a área que aplica conhecimentos de matemática, física e informática para o desenvolvimento de softwares, hardwares e sistemas computacionais. O engenheiro de computação possui conhecimentos e habilidades específicas no projeto e desenvolvimento e aplicação de sistemas informatizados, desde o estudo e especificação dos materiais, gestão de TI, software e hardware, integrando-os nos equipamentos e serviços para os fins desejados.

Pesquisas indicam um crescimento cada vez mais intenso e veloz das profissões no meio tecnológico e, desta forma, o engenheiro encontra diversas oportunidades no mercado de trabalho. Pode atuar em áreas como Telecomunicações, Bioengenharia, Automação Elétrica (Robótica), Informática, Arquitetura de Computadores e afins.

Laboratório de Inovação Tecnológica e Criatividade – Inovfablab

O InovFabLab, laboratório de inovação da Unisanta, faz parte do Complexo de Laboratórios da Universidade, que atende às exigências da indústria 4.0. Esse laboratório foi inspirado na tradição norte-americana, iniciada no Massachusetts Institute of Technology – MIT, os fab labs, os chamados laboratórios de inovação

Engenharia de Produção

A Engenharia de Produção é a área que visa otimizar os processos produtivos de empresas de diversos setores. O engenheiro de produção desempenha um papel fundamental no gerenciamento de processos produtivos em diversas áreas, buscando maximizar a eficiência, qualidade e produtividade das empresas. Utilizando conhecimentos técnicos e gerenciais, ele planeja, coordena e controla atividades relacionadas à produção de bens e serviços.

Além disso, o engenheiro de produção é encarregado de gerenciar projetos e processos produtivos, assegurando que as atividades sejam conduzidas de maneira eficiente e que os objetivos sejam alcançados dentro dos prazos e orçamentos previstos.

Um grupo de alunos do curso da Unisanta implantou a primeira Empresa Júnior de Engenharia da Baixada Santista, a SanPro Jr., com objetivo de ajudar microempreendedores a superar os impactos econômicos consequentes da pandemia, usando os conhecimentos que foram adquiridos dentro da sala de aula.

Engenharia Elétrica

A Engenharia Elétrica é a área responsável por gerar, transmitir, distribuir e utilizar a energia elétrica. O engenheiro eletricista projeta, planeja e fiscaliza a execução, operação e manutenção de sistemas elétricos. Atua na comercialização de energia através de uma visão sistêmica.

engenhariaeletrica

A integração dos alunos da Unisanta com o mercado ocorre também pela possibilidade de participação em projetos de pesquisa e desenvolvimento para as concessionárias de energia elétrica sob a regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), envolvendo alunos e ex-alunos da Unisanta.

Engenharia Mecânica

A Engenharia Mecânica é a área responsável por projetar, construir e analisar máquinas e equipamentos. O engenheiro mecânico é indispensável nas áreas industriais de fabricação, indústria petrolífera, alimentícia, química, siderúrgica e usinas. Projeta máquinas e equipamentos nas indústrias automotivas, desde a concepção ao controle de qualidade dos veículos produzidos.

Pode atuar no projeto, na produção, na manutenção, em vendas técnicas, no controle da qualidade, em pesquisa e desenvolvimento, em áreas administrativas, entre outros campos de atuação. É, portanto, um profissional com um vasto potencial de atividades, o que se constata nas oportunidades de estágios para os alunos e de trabalho para os graduados.

A Unisanta conta com 12 laboratórios altamente estruturados utilizando modernos e tradicionais equipamentos nas seguintes áreas:

  • usinagem;
  • soldagem;
  • automação mecânica;
  • automação pneumática e hidráulica;
  • termodinâmica;
  • mecânica dos fluidos
  • ensaios de materiais, entre outras.

Diversos softwares possibilitam simular situações reais em ambiente digital.

Engenharia Química

A Engenharia Química é a área responsável por transformar matérias-primas em produtos finais através de processos químicos. O engenheiro químico trata dos processos produtivos que utilizam modificações físico-químicas das matérias-primas.

Assim, o engenheiro químico atua na produção de grande variedade de produtos presentes em nosso cotidiano. Seu principal compromisso é com a sustentabilidade dos processos, tanto em termos ambientais quanto em segurança das pessoas que ali trabalham. É o responsável também pelo tratamento da água que chega até as casas e pela disposição dos efluentes de forma a não prejudicar o ambiente.

Na Unisanta, mais de cinquenta módulos experimentais, projetados e construídos nos laboratórios, tratam de forma visual e dimensional os fenômenos que os acadêmicos devem quantificar nas experiências realizadas. Muitas instituições públicas e particulares do país adquirem muitos exemplares desses módulos.

A Unisanta oferece cursos de especialização nas seguintes áreas para aqueles que já se formaram na área.