A engenheira e professora de Engenharia da Computação da Universidade Santa Cecília, Raquel Galhardo de Carvalho Lopes Araújo, e o aluno Lucas Barbosa Pereira foram fontes da edição de 11 de janeiro – março 2024 da revista do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP), com o tema “Saúde 5.0”.

Com o assunto: “Incorporação de tecnologias e de múltiplos profissionais possibilita avanço de diagnósticos e tratamentos” em foco, a engenheira ressaltou que a convergência tem levado a inovações notáveis. A profissional faz parte do grupo de orientadores dos alunos do segundo ano de Engenharia de Computação da Unisanta, curso em que são desenvolvidos projetos multidisciplinares de Ciências, Exatas e Saúde durante as aulas das disciplinas de Engenharia Biomédica e Gestão da Inovação.

Já Lucas Pereira, aluno do 5.º semestre de Engenharia de Computação e um dos responsáveis pelo MoreLife, protótipo vencedor nas categorias do Cobric e do Conic, falou sobre a ideia da criação do dispositivo, que realiza o monitoramento do comportamento da pulsação arterial do usuário durante um jogo de computador.

“A ideia veio quando descobrimos que dois integrantes do nosso grupo tinham um amigo em comum que sofria de arritmia cardíaca. Durante as partidas virtuais, ele se estressava de tal maneira que tinha chances de ser acometido por um ‘princípio de infarto’. Com intuito de proporcionar um jogo agradável e seguro, pensamos em desenvolver um equipamento com software que pudesse monitorar os batimentos cardíacos”, explicou Lucas.

Confira mais alguns depoimentos da professora Raquel na matéria:

“As Engenharias desempenham um papel crucial em algumas áreas, como inteligência artificial na medicina, impressão 3D de órgãos e tecidos, realidade aumentada, internet das coisas aplicada à saúde e a telemedicina”.

“Investigações mais rápidas e precisas, treinamento médico avançado e monitoramento em tempo real, principalmente em casos de pandemia, permitindo o rastreamento de contatos e implementação de medidas preventivas de forma mais eficiente, são apenas alguns dos benefícios”.

Acesse a revista completa aqui.