No dia 5 de agosto, comemora-se o Dia Nacional da Saúde no Brasil que visa sensibilizar as pessoas sobre a importância da educação sanitária e de um estilo de vida saudável.
Venha entender sobre!
Como surgiu o Dia Nacional da Saúde?
O Dia Nacional da Saúde foi instituído pela Lei n.º 5.352/1967 pelo Ministério da Saúde, como forma de homenagear o médico Oswaldo Gonçalves Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872. O médico foi destaque na história do combate e erradicação das epidemias da febre amarela, peste bubônica e a varíola no Brasil, no final do século XIX e começo do século XX.
Além disso, também fundou em 1900 o Instituto Soroterápico Federal, transformado em 1908 em Instituto Oswaldo Cruz, além de reformular o Código Sanitário e reestruturar todos os órgãos de saúde e higiene do país.
Em 1902, assumiu o comando da Diretoria-Geral de Saúde Pública (DGSP), quando começou a empreender uma campanha sanitária de combate às principais doenças da então capital federal.
Para isso, adotou métodos como o isolamento dos doentes, a notificação compulsória dos casos positivos e a desinfecção das moradias em áreas de focos. Utilizando o Instituto Soroterápico Federal como base de apoio técnico-científico, deflagrou campanhas de saneamento. (Fonte: Biblioteca Virtual da Saúde )
A luta contra as doenças ganhou reconhecimento internacional em 1907, quando Cruz recebeu a medalha de ouro no 14.º Congresso Internacional de Higiene e Demografia de Berlim, na Alemanha, pelo trabalho de saneamento do Rio de Janeiro.
Qual a importância do Dia Nacional da Saúde?
As ações implementadas nesse dia visam despertar valores relacionados à saúde. Sua definição vai muito além da ausência de doenças, pois está diretamente relacionada à presença de uma autêntica qualidade de vida no cotidiano da população.
Leia também: Responsabilidade Social: Unisanta e seu papel com a Saúde Comunitária
Ser saudável depende de uma série de fatores físicos e mentais que devem fazer parte da rotina de todos como:
- uma boa alimentação;
- ingestão suficiente de água;
- a prática de atividades físicas;
- lazer e descanso;
Unisanta e a responsabilidade pela saúde
O caráter atribuído à inovação da Universidade Santa Cecília já reside no fato de ser Top 10 entre as universidades particulares do país e a 1.ª na Baixada Santista, segundo o Ranking Universitário Folha de São Paulo – RUF
Também se materializa através de sua infraestrutura, que conta com clínicas, laboratórios e ginásios esportivos, nos quais a instituição promove seu fator de responsabilidade social, além de aulas imersivas espelhadas no mercado de trabalho aos alunos, principalmente na área da saúde.
Confira aqui.