A capoeira é uma das maiores expressões culturais brasileiras que combina arte marcial, dança, música e cultura popular. Criada pelos africanos escravizados no Brasil, a capoeira se desenvolveu ao longo dos séculos como uma forma de resistência e preservação cultural. Hoje, pessoas em todo o mundo praticam musculação e desfrutam de diversos benefícios para o corpo e a mente.

Conheça nossos talentos na modalidade: 

Alunos

O Complexo Educacional Santa Cecília segue incentivando seus alunos a participarem de competições esportivas dentro da nossa região. Três estudantes do Colégio Santa Cecília subiram ao pódio no Torneio Individual e Infantil Capoeira Escola para Todos 2022, que reuniu crianças de 3 a 14 anos.

Na categoria Gunga, que engloba crianças entre 11 e 14 anos, a aluna Rafaela Ribeiro ficou em terceiro lugar. Pela categoria Viola, que reúne crianças de 3 a 6 anos, Joaquim Moreno ficou com o segundo lugar. Já Fernanda Fabbri, ficou em 4.º lugar.

Mais de 100 atletas de 10 escolas diferentes participaram do certame, todos envolvidos no Projeto Capoeira para Todos.

Márcio Santos (Docente)

Atuando no ramo da Capoeira há mais de 28 anos, Márcio Rodrigues dos Santos também é professor em educação e práticas pedagógicas do ensino fundamental.

Neste ano, ele foi homenageado durante o 3.° Encontro Nacional de Artes Marciais desenvolvido e organizado pela revista Master, que elenca os principais mestres de artes marciais e faixas-pretas do Brasil.

Em novembro de 2022, recebeu uma homenagem da Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial e Étnica de Santos (Copire)/Segov e do Conselho da Comunidade Negra pelos seus serviços prestados por meio do combate ao racismo e difusor da arte e cultura da capoeira.

Alguns meses antes, em abril, ele foi condecorado com a mais nobre premiação da cidade de Santos: a outorga da Medalha de Honra ao Mérito Braz Cubas pela Câmara Municipal de Santos.

Com especialização nas áreas de fisiologia do exercício, treinamento desportivo, esportes adaptados e psicomotricidade, Márcio é pós-graduado em arte e cultura afro-brasileira, psicologia do esporte e treinamento desportivo e individualizado. Na área acadêmica, ele ministra aulas nas áreas de educação física e arte e cultura afro-brasileira.

Além disso, ele é coordenador do Projeto Capoeira Escola – Metodologia Capoeira para Todos, premiado por A Tribuna, no projeto Comunidade em Ação, em 2011 e 2015, como melhor projeto social e esportivo da Baixada Santista.

Antes disso, Márcio vem acumulando premiações. Em 2021, recebeu o prêmio de Cidadão Vicentino. Em 2020, ganhou da prefeitura de Salvador o prêmio “Berimbau de Ouro”, conhecido globalmente como a maior premiação da categoria. 

Foi, em 2019, condecorado com a medalha Quintino de Lacerda, concedida a pessoas ou entidades que saem em defesa dos direitos dos afrodescendentes. Ele também recebeu a Medalha de Mérito de 20 anos do CREF SP (Conselho Regional de Educação Física) no ano de 2018.