Mestre Márcio Rodrigues, professor da Fefesp, recebe a medalha Braz Cubas

229

Professor do curso de Educação Física (FEFESP) da Unisanta, o mestre Márcio Rodrigues dos Santos foi condecorado com a mais nobre premiação da cidade de Santos: a outorga da medalha de honra Braz Cubas. A homenagem foi realizada, no dia 25/4, pelas mãos do vereador Ademir Pestana (PSDB), no Plenário Oswaldo Carvalho De Rosis, da Câmara Municipal de Santos.

Currículo, prêmios e formações – Atuando no ramo da Capoeira há mais de 26 anos, Márcio Rodrigues dos Santos também é mestre em educação e práticas pedagógicas do ensino fundamental. Com especialização nas áreas da fisiologia do exercício, treinamento desportivo, esportes adaptados e psicomotricidade, o mestre é pós-graduado em arte e cultura afro-brasileira, psicologia do esporte e treinamento desportivo e individualizado. Na área acadêmica, ele ministra aulas nas áreas de educação física e arte e cultura afro-brasileira.

Além disso, ele é coordenador do projeto Capoeira Escola – Metodologia Capoeira para Todos, premiado por A Tribuna, no projeto Comunidade em Ação, em 2011 e 2015, como melhor projeto social e esportivo da Baixada Santista.

Márcio vem acumulando premiações. Ainda neste ano recebeu o prêmio Juntos pelo Esporte. No ano passado, recebeu o título de Cidadão Vicentino. Em 2020, ganhou da prefeitura de Salvador o prêmio “Berimbau de Ouro”, conhecido globalmente como a maior premiação da categoria, além de ter sido homenageado pela prefeitura de Praia Grande.

Foi, em 2019, condecorado com a medalha Quintino de Lacerda, concedida a pessoas ou entidades que saem em defesa dos direitos dos afrodescendentes. Ele também recebeu a Medalha de Mérito de 20 anos do CREF-SP (Conselho Regional de Educação Física) no ano de 2018.