Capoeira para Todos – Conheça o projeto

58
Na Unisanta, o curso de “Extensão Comunitária Capoeira para Todos Unisanta” existe há mais de 27 anos e visa integrar a sociedade à prática de um esporte.

Na Unisanta, o projeto de “Extensão Comunitária Capoeira para Todos Unisanta” existe há mais de 27 anos e visa integrar a sociedade à prática de um esporte.

Conheça mais sobre o projeto!

Qual é objetivo do projeto?

A iniciativa nasceu em 1995 e, desde então, desenvolve um trabalho de formação corporal, de caráter e intelectual com seus alunos por meio da Metodologia ‘Capoeira para Todos’.

O objetivo é oferecer por meio da capoeira, mais uma ferramenta para contribuir para a formação corporal e do caráter de todo segmento da sociedade, embasamento científico, conteúdo cultural, musicalidade, resgate histórico social, educativos de movimentos de ataque e defesa.

A extensão também atende a várias instituições não governamentais e escolares particulares.

As aulas são comandadas pelo mestre Márcio Santos, idealizador do projeto, que  ressalta: “A nossa proposta com a capoeira é unir todo saber popular que a capoeira possui, ensinamentos da musicalidade, da contextualização histórica, como se joga.”

“A capoeira precisou se transformar para ela poder sobreviver, porque, após a abolição dos escravos, em 1888, em 1889 viria a Proclamação da República e, em 1890, o Código Penal, e aí a capoeira foi marginalizada”, lembra o professor.

Sobre a capoeira

É uma atividade física completa que desenvolve força, equilíbrio, agilidade, flexibilidade, coordenação motora, resistência e mobilidade. A modalidade surgiu como uma forma de luta por necessidade do povo africano, escravizado durante o período do Brasil Colônia, e continuou se desenvolvendo após a abolição da escravatura. Hoje é uma ferramenta de cidadania que inclui diversos segmentos da sociedade. De acordo com a World Capoeira Federation, mais de 120 países têm a prática da Capoeira.

Unisanta

Na Unisanta, você aprende com o que é mais moderno em termos de infraestrutura. Contamos com piscina olímpica coberta e aquecida (50 metros) e de apoio (20 metros), quadras esportivas cobertas, academia de musculação e ginástica e quadra de futebol society. As seleções da Rússia, Eslovênia, Itália e Japão, na Olimpíada do Rio de Janeiro já usaram as instalações para treinamento.

O Ginásio Poliesportivo serve como o epicentro das atividades esportivas no campus, acolhendo desde aulas práticas das faculdades até competições de alto nível. Com um histórico de sediar grandes eventos, o ginásio é um símbolo do compromisso da Unisanta com a promoção do esporte na comunidade.

Além disso, a instituição faz pódios e recordes em diversos esportes para o Brasil. Aliando o esporte à educação, a Unisanta vem conquistando novos títulos, superando recordes e revelando mais talentos em diversas modalidades do esporte brasileiro. O sucesso vem desde as equipes de base, como parte de uma filosofia que concilia o esporte à educação integral.