doenças-pulmonares-tratamento-gratuito-unisanta-1

Desde o começo de 2023, pacientes com doenças pulmonares como asma, pneumonia, fibrose pulmonar e doença pulmonar obstrutiva crônica podem contar com atendimento gratuito no Ambulatório de Fisioterapia para Recuperação Pneumofuncional da Clínica de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta). O atendimento, antes exclusivo aos pacientes que contraíram a Covid-19 e ficaram com sequelas pulmonares, agora recebe pessoas com outras enfermidades pulmonares, de toda a Baixada Santista.

O projeto, pioneiro na região em instituições particulares, é multidisciplinar e envolve alunos e professores dos cursos de Fisioterapia, Nutrição, Educação Física, Enfermagem, Farmácia e Psicologia da Unisanta, oferecendo uma oportunidade única de pesquisa e aprendizado prático.

Como funciona?

Para se inscrever, basta entrar em contato pelo telefone (13) 3202-7156, das 14h às 17h. Após o agendamento, é realizada uma triagem e indicado um protocolo de tratamento.

Segundo a Dra. Maria Claudia Nehme Passos, supervisora do Ambulatório de Recuperação Pneumofuncional da Unisanta, desde a pandemia foram atendidos mais de 50 pacientes que se recuperaram. “Conseguimos fazer com que eles voltassem às suas atividades laborais, com grande melhora da qualidade de vida”.

“Em média, o paciente fica conosco por dois meses, podendo às vezes ter alta antes deste período, caso apresente melhora clinica. Mas, como alguns pacientes apresentam doenças crônicas, normalmente eles fazem um tratamento por período mais prolongado”, afirma Maria Claudia.

Cerca de 10 profissionais de diversas áreas participam do atendimento, supervisionando alunos dos últimos anos. “É um tratamento multidisciplinar. Envolve a fisioterapia, nutrição, educação física, enfermagem, farmácia e psicologia e até mesmo a Odontologia. Caso paciente tem algum problema dentário, encaminhamos para nossa Clínica”, finaliza.

Leia mais: Responsabilidade Social: Unisanta e seu papel com a Saúde Comunitária

Experiências

Na foto, Graziela Aparecida Martins em atendimento

Graziela Aparecida Martins foi a primeira paciente a ser atendida após a ampliação dos atendimentos – pós-pandemia. Ela foi diagnosticada com uma doença autoimune. “Eu perdi 60% do pulmão, então não andava direito, não falava direito. Não tinha vida, né?”.

Graziela relata que o Hospital das Clínicas (HC) em São Paulo a atendeu e que, quando ela descreve a estrutura da Fisioterapia Unisanta, todos ficam impressionados. “A estrutura da Unisanta é de primeiro mundo, eu nunca teria condições de pagar. Na verdade, procurei muito em outros locais, até particular, mas, em termos de fisioterapia respiratória, não achei nada parecido”. E finaliza: “O HC me dá o remédio, mas quem me deu a vida mesmo foi a Fisioterapia Unisanta”.

De acordo com a Dra. Caroline Simões Teixeira Perrella, Diretora da Faculdade de Ciências da Saúde da Unisanta e também supervisora do Ambulatório de Recuperação Pneumofuncional, a expansão dos serviços para incluir pacientes com uma variedade de condições pulmonares crônicas e agudas é um reflexo do compromisso da Universidade em fornecer acesso à saúde de qualidade a todos. “Através da colaboração entre nossos alunos e professores de diversas áreas, estamos não apenas oferecendo tratamento especializado, mas também promovendo uma abordagem multidisciplinar para a saúde”.

Caroline completa: “As histórias de sucesso compartilhadas por nossos pacientes, como a da Graziela, são inspiradoras e reforçam a importância do nosso trabalho. Continuaremos a dedicar nossos esforços para garantir que nossos serviços de saúde possam impactar positivamente as vidas dos que nos procuram, enquanto oferecemos uma experiência educacional enriquecedora para nossos alunos”.

Na foto, Dra. Caroline e Dra. Maria Claudia

Nova vida

Edilene Lustosa Roriz Caribé também compartilhou sua jornada de transformação ao longo dos últimos meses. Desde novembro de 2023, a clínica tem atendido ela, buscando alívio para sua asma severa, agravada após a Covid-19. “Para mim, a falta de ar diária era um fardo constante, mas as técnicas e o apoio dos profissionais da Unisanta realmente fizeram a diferença”, explicou a paciente.

Através do tratamento, Edilene aprendeu a lidar com suas crises de asma de forma mais eficaz, aplicando as técnicas ensinadas durante as sessões. Ela percebeu que, mesmo nas tarefas mais simples, como varrer uma sala, esses exercícios faziam uma grande diferença. “Agora, mesmo que não consiga fazer tudo como antes, cada pequena melhora é significativa para mim”, disse ela. “Eles me ajudaram a encontrar um novo significado nas minhas limitações”, finaliza emocionada.

Os estudantes aplicam seus conhecimentos ao realizar atendimentos no Ambulatório de Fisioterapia para Recuperação Pneumofuncional da Clínica de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta)

Pós-Covid

Josemar Felipe Bélis, de 53 anos, realizou seu tratamento no Ambulatório de Recuperação Pneumofuncional em 2021 e contou que chegou à clínica em um estado muito ruim, quase não andava e estava abalado psicologicamente depois de ter passado pelas doenças de Covid-19 e Chikungunya hemorrágica. “Meu tratamento foi muito demorado, uma recuperação dolorosa, mas com o bom atendimento, consegui me reerguer”.

O paciente recebeu atendimento nas áreas de fisioterapia, cardiologia e psicologia durante o tratamento. Ele gradeceu o apoio de toda a equipe em uma época tão difícil que vivia, pois a passagem pelo ambulatório foi fundamental para sua recuperação. “Mudou minha qualidade de vida, minha esposa estava grávida e eu estava em tratamento, o pessoal da equipe me incentivava e isso marcou muito minha vida”, ressaltou.

“Fui cuidado pela equipe da Santa Cecília com a direção da Dra. Caroline e agradeço muito, foi um cuidado especial, só tenho a agradecer e parabenizar a todos”, completou Josemar.