metaverso-sala-virtual (3)

No começo deste semestre escolar, o Colégio Santa Cecília disponibilizará para alunos e professores a sua primeira sala virtual. Utilizando a tecnologia inovadora de Realidade Virtual e Aumentada através do Metaverso, a proposta representa um salto significativo em direção ao futuro da educação, oferecendo uma série de possibilidades para alunos e professores.

Em 2023, a instituição alcançou o engajamento de 500 alunos através do uso inovador da tecnologia do Metaverso no contexto educacional. O objetivo é orientar as didáticas dos alunos para as novidades do mundo tecnológico.

O que é Metaverso e Realidade Virtual e Aumentada?

O Metaverso consiste em um espaço digital imersivo que combina aspectos sociais, lúdicos e interativos, além de diversas tecnologias, incluindo mídias sociais, Realidade Aumentada e Virtual, e até mesmo jogos online. Nele, as pessoas podem interagir virtualmente umas com as outras

Atrelado à ele, a Realidade Virtual (RV) expande as realidades ficcionais. Enquanto isso, a Realidade Aumentada (RA) adiciona elementos visuais, sons e outras entradas sensoriais ao mundo real, melhorando a experiência do usuário. Ambas fazem parte do Metaverso, que busca reproduzir a realidade usando essas tecnologias.

Como será implementado?

Os estudantes do Colégio Santa Cecília desfrutam do acesso a uma sala de aula virtual inovadora no Metaverso. A sala conta com a tecnologia de equipamentos VR de última geração, que permite uma experiência educacional imersiva e interativa.

Com o acesso aos equipamentos, os alunos poderão mergulhar totalmente em atividades virtuais, enriquecendo sua experiência educacional com a conveniência e a flexibilidade que o Metaverso oferece.

Neste ambiente virtual, os alunos poderão:

metaverso-colegio-santa-cecilia (1)

  • Realizar de Aulas Imersivas: A Realidade Virtual possibilita aulas mais dinâmicas e envolventes em um ambiente 3D. Assim, permite que os alunos vivenciem o aprendizado de uma maneira totalmente nova.
  • Explorar Lugares Remotos: Com a Realidade Virtual, os alunos podem participar de excursões virtuais a locais históricos, museus e até mesmo ao espaço, sem sair da sala de aula.

metaverso-colegio-santa-cecilia (2)

  • Promover Colaboração Interativa: Os alunos podem trabalhar juntos em projetos e atividades de grupo em um ambiente virtual colaborativo, independente de onde estejam fisicamente.
  • Acessibilidade e Inclusão: A sala virtual oferece uma oportunidade para alunos com diferentes necessidades acessarem conteúdos e experiências educacionais de maneira igualitária.