dia do esportista

O esporte é uma parte fundamental da cultura brasileira, enraizado desde os tempos antigos. Seja nos momentos de lazer com amigos, na torcida durante eventos esportivos televisionados, nas competições locais que acompanhamos ou nas notícias que consumimos, a presença do esporte é constante em nossas vidas.

Mesmo para aqueles que não são aficionados, é evidente o papel significativo que o esporte desempenha no desenvolvimento e na transformação social. É por isso que o Brasil estabeleceu uma data especial para incentivar a prática esportiva: o Dia do Esportista, celebrado em 19 de fevereiro.

Descubra mais adiante sobre esta data e reconheça aqueles que promovem conscientização sobre os benefícios da atividade física para a saúde

Qual a origem do Dia do Esportista?

Inicialmente estabelecido pela Lei n.º 8.672, conhecida como Lei Zico, promulgada em 6 de julho de 1993, o Dia do Esportista foi marcado para o dia 19 de fevereiro. Essa legislação foi uma homenagem ao legado e à contribuição de Zico, um dos maiores ícones do futebol brasileiro.

Entretanto, a dinâmica legislativa trouxe uma mudança significativa. Com a promulgação da Lei n.º 9.615, mais conhecida como “Lei Pelé” ou “Lei do Passe Livre”, em 24 de março de 1998, o cenário mudou. Essa nova legislação revogou a Lei Zico e estabeleceu o dia 23 de junho como o Dia do Desporto, coincidindo com o Dia Mundial do Desporto Olímpico.

No entanto, a mudança de data não foi bem-sucedida em ganhar adesão popular. A população brasileira manteve firme a tradição de comemorar o Dia do Esportista em 19 de fevereiro. Assim, mesmo com a tentativa de alteração, a primeira data prevaleceu e continua a ser celebrada em todo o país.

Qual a importância de comemorar o Dia do Esportista?

O Dia do Esportista não é apenas uma marca no calendário, mas uma oportunidade crucial para conscientizar, homenagear e incentivar o papel do esporte em nossas vidas.

Este dia especial tem três objetivos: promover a prática de atividades físicas para saúde e bem-estar, educar sobre os benefícios do esporte para o desenvolvimento físico, mental e social, e honrar os esportistas profissionais e amadores dedicados ao esporte.

A relevância desta data reside na sua capacidade de nos lembrar da importância de uma vida ativa para o bem-estar individual e coletivo. Apesar do papel essencial das atividades esportivas em nossas vidas, raramente refletimos sobre sua contribuição para o desenvolvimento humano.

A importância do esporte não reconhecida é apenas no Brasil. Uma carta emitida pela Unesco em 1978 e atualizada em 2015 é uma referência internacional. Ela estabelece o esporte e a educação física como direitos fundamentais para todos, sendo instrumentos essenciais para o desenvolvimento humano.

Os benefícios do esporte são vastos e tangíveis, vão desde a promoção da saúde e do bem-estar até a promoção de valores essenciais para uma sociedade saudável, como cooperação, responsabilidade, disciplina e respeito às regras.

Unisanta

Se você aprecia atividades esportivas, mesmo sem praticá-las, saiba que este dia também é para você. Ser um esportista não se limita apenas à prática direta do esporte, também inclui aqueles que se dedicam a ele ou simplesmente o apreciam.

Na Unisanta, você aprende com o que é mais moderno em termos de infraestrutura. Contamos com: piscina olímpica coberta e aquecida (50 metros) e de apoio (20 metros), quadras esportivas cobertas, academia de musculação e ginástica e quadra de futebol society. As instalações foram escolhidas para treinamento das seleções da Rússia, Eslovênia, Itália e Japão, na Olimpíada do Rio de Janeiro.

O Ginásio Poliesportivo serve como o epicentro das atividades esportivas no campus, acolhendo desde aulas práticas das faculdades até competições de alto nível. Com um histórico de sediar grandes eventos, o ginásio é um símbolo do compromisso da Unisanta com a promoção do esporte na comunidade.

Além disso, a instituição faz pódios e recordes em diversos esportes para o Brasil. Aliando o esporte à educação, a Unisanta vem conquistando novos títulos, superando recordes e revelando mais talentos em diversas modalidades do esporte brasileiro. O sucesso vem desde as equipes de base, como parte de uma filosofia que concilia o esporte à educação integral.