O metaverso vem ganhando cada vez mais popularidade e já é até visto como a promessa do futuro, principalmente depois que Mark Zuckerberg, diretor executivo do Facebook e idealizador do projeto, mudou o nome da rede social para Meta e anunciou um grande investimento na nova tecnologia em outubro do ano passado.

Após isso, outras grandes empresas também passaram a criar projetos e interações dentro dessa novidade, como Nike, Fortnite, Itaú, Lojas Renner e Disney.

Esta nova realidade é definida como uma plataforma virtual que simula o mundo real, onde as pessoas são representadas por avatares. Pode parecer história de filme de ficção científica, mas não é! Elas poderão interagir com as pessoas assim como fazemos no cotidiano (assistindo a filmes, conversando, indo a festas); realizar comprar através do uso de criptomoedas; participar de reuniões corporativas, tudo com corpos virtuais em espaços virtuais.

O conceito do metaverso é unir a noção de realidade virtual com a realidade aumentada. Da mesma forma que as pessoas já usam óculos VR e outras ferramentas, o projeto procura gerar uma experiência completa e aumentar a imersão nesse segmento. Além disso, a plataforma serve para a criação de aplicativos e ferramentas de interação social.

Com esse novo mundo aparecendo, são levantadas diversas discussões sobre os impactos e as possibilidades do projeto e também a preparação para o mercado de trabalho e as oportunidades que irão surgir na área de tecnologia.

É essencial que o profissional que queira trabalhar com o metaverso tenha curiosidade para pesquisar e aprender mais. Seu trabalho pode envolver banco de dados, marketing digital, criptomoeda, inteligência artificial, 5G, jogos e outras tecnologias, como realidade aumentada e realidade virtual. Além dos estudos na área, o networking é muito importante para ingressar nesse mercado!

Os cargos mais contratados são: Gestor de Patrimônio e Imobiliário Digital, Gerente de Segurança da Informação & Riscos, Engenheiro de Tecnologia, Desenvolvedor de Avatares, Redator e Editor de Conteúdo, Engenheiro de Front-End e Back-End, Desenvolvedor de Blockchain e Especialista em Segurança Cibernética.

Confira outras matérias interessantes do Blog Unisanta aqui.